Introdução à Tecnologia do Aerosol
publicado em 01/04/1990
Embalagem | Tubo | Válvula | Mecanismo de Funcionamento | Recravação
Os Propelentes | Propelentes liquefeitos | Propelentes comprimidos
Falar sobre tecnologia de aerosol não e uma tarefa muito fácil, haja visto que a quantidade de itens a ser analisada e grande e exigiria um trabalho muito mais extenso. De qualquer maneira, o objetivo deste trabalho não é o de se transformar num "Manual de Aerosol" e sim comentar alguns aspectos que compõem o sistema aerosol.
O aerosol e cientificamente definido como "uma suspensão de pequenas partículas só1idas ou líquidas com raio não superior a 50 microns, em ar ou gás", o que não e necessáriamente a definição de "embalagem aerosol" esta, e melhor definida como "embalagem pressurizada contendo gases liquefeitos ou comprimidos que expelem o produto por si mesmo".
De fato, a embalagem aerosol nada mais é do que uma embalagem hermeticamente vedada contendo em seu interior, o produto envazado (concentrado) e o gás propelente formando uma fase líquida e uma fase gasosa, que quando em repouso estão em equilíbrio e têm pressão interna maior que a pressão atmosférica.
Quando a embalagem e atuada, isto e, quando a válvula é acionada, esta se abre e forma um canal de ligação entre o interior e o exterior da embalagem, como a pressão interna é maior que a atmosférica, o produto (concentrado + propelente), tende a
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.