Como Escolher a Válvula de Aerosol
publicado em 01/04/1990
Nicole Konig
Válvulas Precisão Brasil, Ind. E Com. Ltda., Osasco, SP, Brasil
Entendendo que “a seleção rigorosa da válvula transforma o concentrado/propelente no produto final de características desejadas”, e que as funções da válvula não se ligam apenas às características do jato, mas a aspectos de dosagem adequada do produto utilizado e mesmo de aplicação e imagem final do produto, a autora descreve os mais variados tipos de válvulas para aerosóis). O artigo traz ainda a análise de variação do spray-rate e do spray-pattern numa válvula standdard, bem como a discussão dos critérios de escolha da válvula, de sua qualidade e necessidade de rigoroso controle na produção.
Válvula com Espiga Separada | Válvulas com Espiga e Atuador em Conjunto | Válvula Standard | Características do Spray | Válvula para Espuma | Válvulas Standard para Produtos de Baixa Energia | Válvula com Atuador de Ruptura Mecânica | Válvulas com Vazão Reduzida | Válvulas com Orifício de Fase Vapor | Válvulas de Nova Geração | Válvulas para Uso Especial | Outros Critérios de Escolha da Válvula | Qualidade da Válvula
A utilização de um produto sob a forma aerosol entrou definitivamente em nossos hábitos diários: além de ser uma apresentação sempre pronta para uso, de manuseio fácil, rápido e limpo. O aerosol permite dispersar cada produto na sua forma mais adequada para o uso desejado, podendo variar as suas características de performance em função da fórmula, do propelente e da válvula utilizada.
A fórmula e o propelente são determinados pela própria natureza do produto apresentado e, devem não somente atender a critérios de aplicação, eficácia, compatibilidade entre si, mas também de segurança e de preço, e o melhor desempenho de um aerosol não poderá ser obtido somente pela escolha dessas duas variáveis. A seleção rigorosa da válvula transforma esse concentrado/propelente no produto final de características desejadas: tipo de spray, partículas finas ou jato pesado, espuma, pó, jato mais seco ou mais úmido, mais aberto ou mais fechado; além disso, a válvula permite dispersar a quantidade desejada de produto em função do seu uso; para citar alguns exemplos clássicos: essa propriedade é particularmente importante em casos de inseticidas e medicamentos, pelo aspecto de segurança na dosagem; em casos de tintas, pelo aspecto pratico da utilização; em casos de perfumes, pelo aspecto econômico. De uma maneira geral, estudos comprovaram que o uso de um aerosol é mais econômico que o uso de uma embalagem clássica, pois a dispersão do produto ativo em finas partículas permite uma dosagem mais baixa no aerosol para obtenção do mesmo resultado. Enfim, certos atuadores de válvula são concebidos para permitir aplicação do produto em locais de difícil acesso, ou para dar ao
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Endereço para correspondência com Nicole Konig. Vá1vulas de Precisão do Brasil Industria e Comercio Ltda.. Rua Vicente Rodrigues da Silva. 641, 06230 Osasco SP, Brasil.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.