Desenvolvimento de uma Fórmula em Aerosol
publicado em 01/04/1990
Claude Edouard Barbé
Associação Brasileira de Aerosóis, São Paulo, SP, Brasil
Neste artigo, o autor expõe, passo a passo, todo o processo de formulação de aerosóis. A começar pelo trabalho de marketing e cálculo de custo previsional, que deverão delinear o perfil do novo produto a ser desenvolvido. São descritas as necessidades específicas de aparelhagem, estações de enchimento e material para testes de inflamabilidade. Considerando o aerosol como um sistema de duas fases, produto e propelente, são considerados a problemática e as características de formulações em que o propelente pode ser um gás liquefeito, um gás comprimido ou um gás solúvel, bem como de sprays secos (pó). São também abordados alguns detalhes técnicos relativos a densidade, viscosidade, solubilidade e solventes utilizados.
Os Aparelhos Específicos | Os Vários Aspectos da Formulação | Os Aerosóis de Duas Fases | Alguns detalhes técnicos | Os pós | Os Componentes dos sprays secos | Os problemas | Espumas | Os testes | Check-list do Formulador
Antes de mais nada, é preciso definir rigorosamente o produto, num trabalho de equipe, que envolve não só o laboratório, mas também o serviço de artes e principalmente o serviço de marketing, numa condição “sine qua non” do sucesso.
O preço previsional do novo produto deverá ser definido a partir de estudos de mercado que incluam a verificação de compatibilidade de custo junto à concorrência. Está claro que a limitação de custo é bem menor quando se trata de ideia original, sem similares no mercado. A vida de nossa “nova criança” dependerá em grande parte destes estudos preliminares do preço de fábrica.
Uma vez definido o custo previsional, será mais fácil escolher o tipo de embalagem, que deverá, entre todos os materiais normalmente utilizados no mercado, ser bem adequado ao tipo de produto e sua formulação.
Se por um lado e o artista quem decide o tipo de embalagem e os recursos de decoração de cada material, cabe ao formulador verificar a compatibilidade entre embalagem e produto. O formulador terá o custo previsional diminuído do preço do tubo, ficando por vezes com pouco dinheiro para gastar entre a formulação e a escolha da válvula. É verdade que este jogo entre designer e formulador pode gerar problemas pessoais, mas o formulador deve estar consciente de que a venda do
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Endereço para correspondência com Dr. Claude Edouard Barbe, Associação Brasileira de Aerosóis, Rua Ana Catharina Rand, 25 - 04637 Sao Paulo SP, Brasil.
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