Surgimento de Novas Misturas Propelentes
publicado em 01/04/1990
John J Daly Jr.
E. I. Du Pont de Nemours & Co., Wilmington, DE, Estados Unidos.
Fatores como eficácia, inflambilidade, toxidade, possibilidade de reações fotoquímicas nocivas à camada de ozônio e também custo são de fundamental importância na escolha dos ingredientes da formulação em aerosol. E no que concerne aos propelentes, tem surgido grande número deles nos últimos três anos. O autor descreve os mais importantes sistemas propelentes em uso atualmente nos Estados Unidos e no Brasil. Além de propriedades específicas dos propelentes, são discutidos tópicos relevantes como comparação entre esses materiais e sua adequação em diversos produtos.
Propriedades dos propelentes hidrocarbonetos
Propriedades do propelente dimetil éter
Propriedades dos hidroclorofluorcarbonos
Propriedades do Dymel 152
Propriedades dos propelentes clorofluorcarbonos
Propriedades dos Solventes Selecionados
Comparações Gerais dos Propelentes
Oportunidades de Propelentes para Formulações
Atividades de Formulação de Produtos
Conclusão
São muitas as preocupações hoje enfrentadas pelo formulador de aerosóis no manuseio desses produtos.
A principal, sem dúvida, é quanto à eficiência do produto - fator determinante de posicionamento no mercado. Mas há outros fatores preocupantes a serem considerados.
A inflamabilidade, por exemplo, que sofre influência direta tanto das condições atmosféricas da fábrica quanto das condições de armazenagem, também deve ser alvo de grande atenção - sem falar na toxicidade de cada um dos ingredientes utilizados.
Ao mesmo tempo existe a preocupação que recai sobre os compostos orgânicos de reações fotoquímicas (PROCS - Photochemically Reactive Organic Compounds) que podem ocasionar um incremento de ozônio na baixa atmosfera e aumentar o smog.
O manuseio e segurança de aerosóis são de fundamental importância na escolha dos ingredientes da formulação, assim como o fator custo.
Não se obtém resposta total na melhor formulação de um aerosol modificando-se unicamente o sistema de propelentes. No entanto, um grande
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Endereço para correspondência com John J. Daly Jr, E.I. Du Pont de Nemours & Co. C&P Dept., Chestnut Run Plaza. P.O. Box 80.711, Wilmington. DE 19898. Estodos Unidos.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.