Avaliação da Ação Anti-irritante: Comparação Entre Métodos In Vivo e In Vitro
publicado em 01/06/1990
Peter Cade
Croda, Inc., New York, NY, Estados Unidos
Tomando os shampoos como exemplo de um sistema que não pode prescindir de anti-irritantes, o autor faz análise crítica e a comparação entre o método de avaliação da ação de irritação ocular em coelhos de Draize ( in vivo) e o método Eytex, que se utiliza de variações do clareamento de matriz proteica para prever o poder de irritação ocular de substâncias químicas ou formulações. O material de teste utilizado nesta comparação são os Crovols, uma gama de triglicérides modificados, produzidos por funcionamento, etoxilação e reesterificação de óleos animais ou vegetais, cujas características anti-irritantes se desejava testar. Além de descritos os métodos, são abordados critérios de correlação entre os dados obtidos na escala Draize e os Draize-equivalentes, bem como discutidos ou resultados e as conclusões as quais se chegou.
Elevada Correlação
Método
Resultados
Discussão
Conclusões
Sistemas de shampoos são, indubitavelmente, alguns dos cosméticos mais irritantes aos quais o consumidor se expõe em seu dia-a-dia; especialmente porque os shampoos são aplicados a partes do corpo particularmente sensíveis à ação esfoliativa dos detergentes limpadores, ou seja, o couro cabeludo, os olhos e a área ao redor deles. Não é surpreendente, portanto, que um dos apelos publicitários mais desejáveis para um shampoo seja o fato de ser "suave".
Embora as propriedades de detergência e suavidade possam parecer contraditórias, é possível conciliar estes dois opostos pela escolha cuidadosa de tensoativos e ingredientes que possam reduzir o potencial da irritação sem afetar seriamente a performance do produto. Os próprios tensoativos podem desempenhar este papel. O grande sucesso do Baby Shampoo da Johnson & Johnson demonstra esta possibilidade.
Diversas classes de compostos são reconhecidos por exibirem ações melhoradoras deste tipo), e os fabricantes de matérias-primas cosméticas
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Endereço para correspondências com Peter Cade, Director of Technology, Croda, Inc., 183 Madison Avenue, New York, NY 10016, Estados Unidos.
1. RLG 'demberg and L. Safrin, Reduction of Topical Irritation JSCC 28, 667-679, 1977
2. JH Draize, Dermal Toxicity, Appriasal of the Safety of Chemicals for Food, Drugs and Cosmetics (The Association of Food and Drug Officials of the United States, 1975) pp 49-51.
3. Consumer Product Testing Co. Inc., 132 West Greenbrook Road, North Caldwell, NJ 07006.
4. North American Science Association, 2201 Tracy Road, Northwood, OH 43619.
5. Ropac Laboratories, 16632 Milliken Avenue, Irvine, CA 92714.
6. Clonetics Corp., 9620 Chesapeake Drive #206, San Diego, CA 91213.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.