Elevada Correlação 
Método
Resultados 
Discussão
Conclusões 

 

 

Sistemas de shampoos são, indubitavelmente, alguns dos cosméticos mais irritantes aos quais o consumidor se expõe em seu dia-a-dia; especialmente porque os shampoos são aplicados a partes do corpo particularmente sensíveis à ação esfoliativa dos detergentes limpadores, ou seja, o couro cabeludo, os olhos e a área ao redor deles. Não é surpreendente, portanto, que um dos apelos publicitários mais desejáveis para um shampoo seja o fato de ser "suave". 

Embora as propriedades de detergência e suavidade possam parecer contraditórias, é possível conciliar estes dois opostos pela escolha cuidadosa de tensoativos e ingredientes que possam reduzir o potencial da irritação sem afetar seriamente a performance do produto. Os próprios tensoativos podem desempenhar este papel. O grande sucesso do Baby Shampoo da Johnson & Johnson demonstra esta possibilidade. 

Diversas classes de compostos são reconhecidos por exibirem ações melhoradoras deste tipo), e os fabricantes de matérias-primas cosméticas