Testes de Mutagenicidade 
Substituição de Experimentos em Animais 
Testes de Permeação
Métodos que Utilizam Cultura de Célula 

 

Os métodos in vitro para avaliação da segurança de cosméticos devem ser padronizados, validados e internacionalmente reconhecidos. Estas exigências são cumpridas apenas por testes de mutagenicidade e permeação cutânea. Além disso, existem tentativas sérias e promissoras no sentido de responder a questões isoladas relativas à tolerância local, em culturas de células, culturas de pele isolada e ovos de galinha fertilizados.

Estes métodos vêm sendo averiguados, atualmente, através de uma série de testes de validação, sob a supervisão das autoridades de saúde. Todos os métodos contribuem em graus diferentes para a limitação das experiências em animais. Entretanto, não é possível se atingir com isso uma substituição das experiências em animais, pois a maioria dos riscos para a saúde só pode ser avaliada num organismo fisiologicamente intacto. O valor real dos métodos in vitro situa-se fora do contexto dos testes toxicológicos clássicos, são muito úteis em testes comparativos de produtos acabados, na escolha de matérias-primas, em testes de eficácia e no esclarecimento de fenômenos pouco claros, sendo além disso, às vezes, superiores aos testes em animais. 

O conflito de objetivos entre as exigências de segurança e a proteção aos animais já foi abordado pormenorizadamente em muitas publicações(1-5). Este texto se concentra nos métodos in vitro utilizados rotineiramente na indústria de cosméticos, para testes de segurança e esclarece os