Propriedades Físicas do GA 
Físico-Química dos Lipídios da Epiderme 
Interação entre o GA e os Lipídios da Epiderme
Considerações Sobre Formulações
Conclusões

 

Vem sendo investigado ultimamente o desempenho do óleo de soja maleatado, o ácido fumárico combinado ao óleo de soja, como um novo tipo de suavizante da pele (Figura 1). Este ingrediente cosmético, aqui identificado como GA, foi originalmente fabrica do pela Westvaco com a marca registrada Glyceridacid II e, mais tarde, Glyceridacid 100. Atualmente, os direitos de fabricação são reservados a Van Dyk e o material é comercializado com a marca registrada Ceraphyl GA. 

figura 1.jpg

Ao contrário de outros suavizantes da pele, o GA tem seu mecanismo de interação com pele exaustivamente estudado. No processo de investigação desta interação, muito se aprendeu a respeito do estrato córneo e dos eventos que levam ao ressecamento da pele. 

Sendo muito provável que na década que se inicia o GA venha a se tornar um importante ingrediente de tratamento da pele, parece adequado rever e compilar todos os trabalhos a esse respeito concluídos até a presente data. Este artigo irá inicialmente discorrer sobre seus aspectos