Inflamação e Imunomodulação 
Efeitos nos Testes 
Enzimas Reguladoras
Labilidade Acido-Induzida das Enzimas Reguladoras 
Manto Ácido e Labilidade Ácida de Enzimas da Pele 

 

A microflora residente da pele foi descrita por Leyden e colaboradopres como consistindo de um pequeno número de espécies de bactérias aeróbias e anaeróbias: cocos aeróbios da familia micrococcaceae (como S.epidermidis e o S.hominis), difteróides aeróbios (Corynebacterium e Brevibacterium), difteróides anaeróbios (Propionibacterium acnes, P.granulosum e Pavidum), e fungos (Pityrosporum). 

Estes pesquisadores relataram que o número de bactérias aeróbias varia de 102 microrganismos/cm2 a 106 microrganismos/cm2 em áreas úmidas, como nas axilas e nos dedos dos pés. A prevalência das bactérias anaeróbias está relacionada com áreas ricas em secreção sebácea. Assim, níveis de 104 a 106 difteróides anaeróbios/cm2 são vistos em áreas ricas em glândulas sebáceas, enquanto estes microrganismos são virtualmente ausentes em outras áreas do corpo. 

A disponibilidade de água e nutrientes, a temperatura, e o tipo e concentração de compostos inibidores determina os tipos de microrganismos aptos a competir eficientemente e crescer num meio ambiente qualquer. Acredita-se que os tipos de microrganismos compreendidos pela microflora da pele refletem sua capacidade de se proliferar no meio ambiente hostil da pele, que inclui a dessecação, o pH baixo (tipicamente ao redor de 4,5 a 5,5), e ácidos graxos livres, cuja ação antimicrobiana em pH baixo é bem conhecida.