Prevenir o crescimento da Pseudomonas aeruginosa, uma das tarefas mais difíceis que um formulador de produtos cosméticos e de higiene frequentemente enfrenta - a solução é mais fácil do que se pode imaginar. 

Dentre os diversos preservantes especialmente desenvolvidos por serem poderosos, seguros, confiáveis e fáceis de usar contra a P. aeruginosa, o Bronopol (2-bromo-2-nitropropano-1,3 diol) e o Myacide (álcool 2,4 dicloro-benzilico) estão sendo usados para proteger produtos cosméticos e domissanitários em mais de 40 países do mundo, incluindo o Brasil. O que se segue é uma revisão de suas características químicas e biológicas que são importantes para uma formulação química ou microbiológica, junto com uma explanação de como usá-los. 

O Bronopol BP fabricado pela Boots é garantido por ser no mínimo 99% bronopol puro; corresponde à especificação de pureza da Farmacopeia Britânica. Consequentemente é usado para preservar produtos farmacêuticos e produtos cosméticos de alta qualidade como cremes para pele, onde é normalmente usado em conjunto com parabenos. 

O Myacide BT, também, fabricado pela Boots é garantido por ter uma pureza mínima de 97% e pode ser utilizado em produtos