Formulando a “Beleza Limpa”
publicado em 31/08/2020
Irwin Palefsky
Cosmetech Laboratories Inc., Fairfield NJ, EUA
Um produto de “beleza limpa” (clean beauty) parece implicar que seu desenvolvimento tem maior diferença na segurança e ao mesmo tempo dispensa ingredientes desnecessários. Para os formuladores, este artigo explora como seguir o perfil de beleza limpa, com abordagens que se ajustam a diferentes interpretações.
A clean beauty product seems imply its development with a heightened sense of safety as well as unnecessary ingredients. For the formulator, this article explores how to follow the clean beauty profile with approaches to match various interpretations.
Un produto de “beleza limpia” (clean beauty) parece implicar su desarrollo con una mayor diferencia em la seguridad, al mismo tiempo que no utiliza ingredientes innecesarios. Para el formulador, este artículo explora como seguir el perfil de beleza limpia con enfoques que coincidan con varias interpretaciones.
Seleção do Emulsificante
Otimização do Espessante
Escolha do Emoliente
Considerações sobre o Tensoativo
Preservando a Formulação
Botânicos e Bioativos
Comentários Finais
Beleza limpa é uma das mais recentes tendências que as empresas estão adotando para descrever os produtos que oferecem. Como ainda não há uma definição clara e unanimemente aceita para o termo clean beauty, cada empresa adota a definição que mais atende aos seus objetivos. Porém, a concordância geral parece inclinar-se para a aceitação de que um produto ou linha de produtos para “beleza limpa” é aquele que tenha sido desenvolvido pautado na diferença de maior cuidado com a segurança do consumidor, evitando o uso de alguns materiais considerados “vilões” e de ingredientes desnecessários. Esses parâmetros exigem que as formulações desenvolvidas e os ingredientes utilizados sejam respaldados por dados que demostrem que passaram nos testes de segurança para uso tópico.
Para adequar-se ao perfil de beleza limpa, o formulador do produto deve seguir as abordagens que parecem atender melhor às necessidades do consumidor. Essas abordagens são:
- Uso de ingredientes que tenham histórico de ser seguros para uso em formulações de produtos de cuidado pessoal de uso tópico.
- Em caso de uso de novos ingredientes, certificar-se de que o fornecedor tenha feito a lição de casa para atestar a segurança
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Steinberg DC. Water Activity. On-line. Disponível em: https://www.cosmeticsandtoiletries.com/research/methodsprocesses/premiumWater- -Activity.html. Acesso em: 31/7/2020
US Pharmacopeia. On-line. Antimicrobial Eff ectiveness Testing. Disponível em: http://www. uspbpep.com/usp29/v29240/usp29nf24s0_c51.html. Acesso em: 20/9/2019
Personal Care Products Councile. On-line. Determination of Preservation Efficacy in Water-miscible. Personal Care Products. Disponível em: https://eservicespersonalcarecouncil.org/bbk/WATER_MISCIBLE_PET_final.pdf. Acesso em: 20/9/2019
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.