Seleção do Emulsificante
Otimização do Espessante
Escolha do Emoliente
Considerações sobre o Tensoativo
Preservando a Formulação
Botânicos e Bioativos
Comentários Finais

 

Beleza limpa é uma das mais recentes tendências que as empresas estão adotando para descrever os produtos que oferecem. Como ainda não há uma definição clara e unanimemente aceita para o termo clean beauty, cada empresa adota a definição que mais atende aos seus objetivos. Porém, a concordância geral parece inclinar-se para a aceitação de que um produto ou linha de produtos para “beleza limpa” é aquele que tenha sido desenvolvido pautado na diferença de maior cuidado com a segurança do consumidor, evitando o uso de alguns materiais considerados “vilões” e de ingredientes desnecessários. Esses parâmetros exigem que as formulações desenvolvidas e os ingredientes utilizados sejam respaldados por dados que demostrem que passaram nos testes de segurança para uso tópico.

Para adequar-se ao perfil de beleza limpa, o formulador do produto deve seguir as abordagens que parecem atender melhor às necessidades do consumidor. Essas abordagens são:

- Uso de ingredientes que tenham histórico de ser seguros para uso em formulações de produtos de cuidado pessoal de uso tópico.

- Em caso de uso de novos ingredientes, certificar-se de que o fornecedor tenha feito a lição de casa para atestar a segurança