Parcerias entre marcas e blogueiras

Ações das marcas

Beleza e negócios

Marketing de influência

 

Parcerias entre marcas e blogueiras

imagem_18.png     

A espontaneidade e a capacidade de atrair seguidores – com quem estabelecem uma relação de confiança e proximidade – fez das blogueiras um valioso meio de divulgação para as marcas, em diversos segmentos. Com elas, se aprende truques de maquiagem e dicas para manter a beleza e a saúde dos cabelos, como adequar o guarda-roupa às tendências da estação, onde se hospedar e comer em sua próxima viagem e se vale a pena aderir à dieta da moda.

     Blogueiras (ou, em sentido mais amplo, influenciadoras digitais) têm um poder cada vez maior de motivar decisões de compra. A parceria entre as marcas e essas formadoras de opinião vem se estruturando nos últimos anos, o que abrange plataformas on-line e agências para busca, identificação e análise de potenciais influenciadoras, planejamento do fluxo de conteúdos e mensuração de resultados.

     A atuação das blogueiras, sobretudo nas áreas de moda e beleza, surgiu no início dos anos 2000 e seguiu ganhando visibilidade nos anos seguintes. Com o avanço das tecnologias de produção e edição de imagens, os blogs viraram febre, e até grandes grifes passaram a estreitar o relacionamento com esse universo. Em 2009, a Maison Chanel escolheu duas blogueiras de destaque naquele momento (Alix, do The Cherry Blossom, e Betty, do Le Blog de Betty) para estrelar, ao lado da cantora britânica Lily Allen, a campanha de lançamento da bolsa Coco Cocoon.