Glutaraldeído como Preservante em Cosméticos
publicado em 01/08/1990
Amadeu J das Neves Silva
Union Carbide do Brasil Ltda., São Paulo, SP, Brasil
Este trabalho descreve o glutaraldeído, suas características e propriedades, e sua aplicação como preservante de cosméticos. Há escrição de seu mecanismo de ação e de fatores importantes para a eficácia antimicrobiana. No que diz respeito à carga microbiana há indicação de concentrações inibitórias mínimas para vários agentes, comparadas às do fomaldeído. O autor descreve ainda as melhores técnicas para avaliação da eficácia em laboratório e os cuidados necessários à formulação de cosméticos com glutaraldeído.
Definição e Mecanismo de Ação
Fatores importantes para Eficácia Antimicrobiana
Avaliação em Laboratório
Cuidados na Formulação
Conclusão
A deterioração microbiana de cosméticos é fato conhecido, notadamente em produtos fabricados com matérias-primas de qualidade duvidosa (incluindo a água), ou sob condições não adequadas de higiene. Até mesmo cosméticos fabricados com matérias-primas de excelente qualidade sob condições de higiene que, ocasionalmente, até mesmo excedam os requisitos das autoridades da Saúde, estão sujeitos a eventual deterioração por microrganismos dos mais diversos, particularmente bactérias e fungos.
Na primeira situação acima, a deterioração começa a ocorrer logo após a fabricação, e se estende durante todo o período de armazenagem do produto, antes mesmo de chegar ao consumidor final. Como resulta do, ter-se-á um produto totalmente alterado em suas características, inadequado para o consumo, e com todas as consequências negativas advindas do fenômeno. Na segunda situação exposta, o produto poderá sofrer deterioração causada pelo próprio manuseio por parte do consumidor final.
Em qualquer situação, a utilização de preservantes adequados é de grande valia, de forma que o produto não sofra alterações indesejáveis. Idealmente, um preservante deve agir como tal, ou seja, inibir a proliferação de microrganismos no material, depois de ser produzido com matérias primas de alta qualidade, em condições adequadas de higiene (incluem-se aqui aspectos tais como ambiente, equipamento e mão-de obra envolvida) e embalado dentro dos mesmos critérios, pois
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Endereço para correspondência com Amadeu J.das Neves Silva, Union Carbide do Brasil Ltda., Rua Eduardo de Souza Aranha 153, 04543 São Paulo SP, Brasil.
1. RG Eagar, Glutaraldehyde: Factors Important for Microbiocidal Efficacy: Third Conference on Progress in Chemical Disinfection, Binghamton, NY, Estados Unidos, abril, 1986.
2. Union Carbide Co., Glutaraldehyde: Review of Toxicological Studies and Human Health Effects: Danbury, CT, Estados Unidos, 1986.
3. Union Carbide, Ucarcide Preservatives (Catálogo técnico); Danbury, CT, Estados Unidos, 1987.
4. Official Journal of the European Communities, 8 abril 1989, no. L4, p.10.
5. B.Hofman, Aspectos da Legislação de Cosméticos na Alemanha; Cosmetics & Toiletries (Ed.em Português). vol.2 maio/junho 1990.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.