Definição e Mecanismo de Ação 
Fatores importantes para Eficácia Antimicrobiana 
Avaliação em Laboratório 
Cuidados na Formulação 
Conclusão 

 

A deterioração microbiana de cosméticos é fato conhecido, notadamente em produtos fabricados com matérias-primas de qualidade duvidosa (incluindo a água), ou sob condições não adequadas de higiene. Até mesmo cosméticos fabricados com matérias-primas de excelente qualidade sob condições de higiene que, ocasionalmente, até mesmo excedam os requisitos das autoridades da Saúde, estão sujeitos a eventual deterioração por microrganismos dos mais diversos, particularmente bactérias e fungos. 

Na primeira situação acima, a deterioração começa a ocorrer logo após a fabricação, e se estende durante todo o período de armazenagem do produto, antes mesmo de chegar ao consumidor final. Como resulta do, ter-se-á um produto totalmente alterado em suas características, inadequado para o consumo, e com todas as consequências negativas advindas do fenômeno. Na segunda situação exposta, o produto poderá sofrer deterioração causada pelo próprio manuseio por parte do consumidor final. 

Em qualquer situação, a utilização de preservantes adequados é de grande valia, de forma que o produto não sofra alterações indesejáveis. Idealmente, um preservante deve agir como tal, ou seja, inibir a proliferação de microrganismos no material, depois de ser produzido com matérias primas de alta qualidade, em condições adequadas de higiene (incluem-se aqui aspectos tais como ambiente, equipamento e mão-de obra envolvida) e embalado dentro dos mesmos critérios, pois