Outras Plantas Úteis 
Óleos Essenciais em Produtos para Banho 

 

O mundo moderno dos detergentes é dominado pelos tensoativos, em outras palavras pela química. 

A química dos tensoativos que originalmente se iniciou a partir de bases naturais como o óleo de coco e a produção de sabões pelo tratamento com álcalis de gorduras vegetais e animais, tem se voltado nos últimos cinquenta anos à grande disponibilidade de substâncias detergentes aniônicas, anfóteras e não iônicas, obtidas por síntese tanto parcial como total. 

Grandes interesses econômicos rondam atualmente a indústria de detergentes, que influencia cada vez mais o estilo de vida das pessoas de todo o mundo moderno. 

Assim, falar de substâncias vegetais para uso em produtos para banho pode transparecer certo anacronismo, exceto talvez para aquela minoria de ecologistas, que insiste em rejeitar a hegemonia da síntese química e prefere permanecer vinculada ao uso de substâncias naturais até mesmo na categoria de produtos para higiene pessoal. 

O extremismo é sempre estéril e, como disse S. Sabetay, o correto é combinar "a ciência dos dias de hoje com a consciência e a sabedoria do passado". Pensamos, em outras palavras, que seria útil a introdução de derivados vegetais nas formulações que contém o tão comum lauril sulfato de sódio, destinadas à higiene da pele. 

Devemos acrescentar ainda a esse respeito, que a indústria química não produz apenas substâncias sintéticas, mas também