Origem dos Extratos OMG 
Propriedades dos Extratos OMG
Conclusão

As algas marinhas sempre foram consideradas como ervas daninhas, apodrecendo sobre as praias, prejudicando a navegação e servindo como esconderijo para traiçoeiros tubarões. Mas estes são conceitos injustos, visto que as algas marinhas são, no mínimo, tão importantes quando as plantas terrestres, as quais superam em quantidade, já que os oceanos cobrem dois terços da superfície da Terra. 

Elas são verdes, marrons, vermelhas, ou azuis. Algumas são microscópicas, outras são enormes. Uma delas, Macrocystis pirifera, é a maior planta do mundo, e a que mais rapidamente se desenvolve, crescendo até trinta centímetros por dia e alcançado centenas de metros de comprimento. Algumas crescem na superfície, e outras em grandes profundidades, onde mal alcançam a luz do dia. 

Os seres do mar não envelhecem. Suas escamas não perdem o brilho, sua força não diminui, sua agilidade não decresce, sua fecundidade não desparece. A alga que colhemos pode ter um mês de idade, ou um século de fixação no mesmo segmento basal. 

As algas marinhas são plantas de idade indefinida, -descendentes dos primeiros seres que surgiram na Terra, vivendo em condições ideais nos mares onde, há milhões de anos, teve origem a vida. Não tem raízes, nem flores, nem frutos. Crescem fixadas a substratos submersos por um segmento basal, absorvendo os nutrientes diretamente do meio, e se multiplicando por meio de segmentos da planta-mãe e por esporos. 

O meio terrestre, onde nós vivemos, não é o nosso meio original. É um meio hostil e agressivo, que nos envelhece e nos destrói, a nós e a todos os seres terrestres. Nenhuma espécie pré-histórica sobreviveu sobre a Terra, mas o celacanto ainda nada no fundo dos mares, entre algas que já existiam no começo do mundo. 

Assim, escondidas sob as águas, as algas marinhas são menos conhecidas, e menos aproveitadas, que as plantas terrestres. Algumas são usadas como alimentos ou remédios, e umas poucas como matérias-primas industriais. Com relação à cosmetologia, quase nada foi feito com as algas marinhas. Alguns produtos químicos, delas obtidos, tais como agar e ácido algínico, são usados como espessantes. O uso de extratos alcoólicos de algas marinhas representa um mero artifício de marketing, já que o álcool não extrai os componentes ativos importantes existentes nas algas. 

Como resultado, a utilização errônea do tipo erra do de produto deixou de lado uma das fontes mais ricas de ingredientes ativos para o tratamento da pele e dos cabelos, encontradas na natureza. 

 

Origem dos Extratos OMG 

Os primeiros trabalhos sobre as algas marinhas do Brasil, iniciado em 1960, visavam, especificamente, a obtenção de produtos químicos de uso industrial, tais como alginatos, agar e agaróides, obtidos a partir de algas marrons e vermelhas. 

Foi então constatado que algumas daquelas algas forneciam produtos com características muito superiores aos então conhecidos. Um agar americano fornece gel bacteriológico na concentração de 2%; um agar extraído das algas de Cabo Frio (RJ) fornece o mesmo gel com uma concentração de apenas 0.7%. Um carragenan obtido de algas do nordeste do Brasil reage com o leite, formando géis com resistência quatro vezes maior que o carragenan dinamarquês. 

Durante o desenvolvimento daqueles trabalhos foi observado que as características da pele das mãos e braços dos trabalhadores encarregados do processamento apresentavam visíveis modificações com respeito à maciez, brilho e hidratação. Calosidades desapareciam e o tônus da pele ficava nitidamente melhor. 

A pesquisa bibliográfica evidenciou que fatos semelhantes já tinham sido verificados com outras algas, em outros países. 

Processos de extração especiais foram então desenvolvidos visando a obtenção de extratos com qualidade uniforme, com alta atividade cosmetológica, estáveis e compatíveis com as bases cosméticas normalmente utilizadas. 

Foram assim desenvolvidos os primeiros extratos de tipo OMG (origem marinha/gelificados) posteriormente aperfeiçoados e comercializados sob as marcas Ormagel e Galactosan, os quais somam o efeito protetor propiciado pelas películas de alginatos com o efeito hidratante dos fucoidans, e combinam a atividade metabólica dos sais minerais, vitaminas e ácidos aminados, contidos nas algas marinhas, com a matriz micro reticular do gel formado pela reação carragenan + proteína. 

Em linhas gerais, os extratos de algas OMG são obtidos de espécies selecionadas de algas marinhas, mar rons e vermelhas, extraídas de forma seletiva, de maneira a obter concentrações máximas de componentes com atividade biológica. A extração seletiva permite obter produtos atóxicos e não irritantes para a pele e para os olhos. São produtos estáveis em temperatura ambiente, facilmente miscíveis e compatíveis com todas as formulações cosméticas. 

 

Propriedades dos Extratos OMG 

Os extratos de algas marinhas do tipo OMG, dilui dos com água destilada a uma concentração de 5%, ou incorporados a cremes e emulsões na mesma pro porção, aplicados sobre a pele, fornecem os seguintes resultados: 

1. Efeito hidratante. Uma hidratação praticamente imediata é perceptível após a aplicação do produto. A pele se torna mais macia e aveludada e, após algumas aplicações, rugas e marcas de expressão são menos evidentes. Uma pele mais lisa, com aspecto mais jovem e sadio, pode ser observada ao fim de uma vintena de dias de aplicação dos extratos OMG. 

O efeito hidratante é tão intenso que reduz os sintomas do excesso de exposição ao sol, tais como a vermelhidão e a formação de bolhas. 

No entanto, os extratos OMG não são filtros sola res, e não protegem contra a radiação UV. 

2. Efeito protetor. Irritações superficiais, tais como as causadas pelo barbear e pela depilação, e as reações cutâneas causadas por poluição ambiental ou condições climáticas adversas, são efetivamente controladas pelos extratos OMG. Irritação e vermelhidão desaparecem, restituindo à pele seu aspecto normal. Tais efeitos são atribuídos à hidratação e formação de película protetora. 

3. Efeito queratolítico. O efeito hidratante extrema mente elevado dos extratos OMG permite o amaciamento gradual da pele, fazendo com que as calosidades desapareçam naturalmente ao fim de vinte a trinta dias de uso, sem que disto resulte qualquer irritação cutânea. Tal efeito é mais claramente observado sobre a pele das palmas das mãos, dos pés e dos cotovelos, (Fotos 1 e 2). 

foto 1.jpg

foto 2.jpg

A substantividade dos poligalactosídeos de algas marinhas com relação ao cabelo foi demonstrada por Goldenberg (Drug and Cosmetic Industry, 40, abril 1984), e os nossos próprios estudos evidenciaram o pronunciado efeito protetor e hidratante dos extratos OMG sobre os fios de cabelo. De tal efeito resultam um aumento da resistência dos fios, maior brilho e maciez, e menor carga estática. O cabelo assim tratado mostra mais corpo e reduzido "fly-away", permitindo o penteado melhor e mais estável. 

Foi deduzido, em função das informações bibliográficas disponíveis e dos efeitos observados após o uso dos extratos OMG, que tais efeitos resultavam da seguinte sequência de fatos: 

• Os extratos OMG, aplicados sobre a pele e os cabelos, levam a uma reação interiônica entre as proteínas (queratina) e os poligalactosideos sulfatados contidos nos extratos. Forma-se, assim, uma camada estável e imperceptível, extremamente fina, do produto da reação extrato OMG + queratina. 

• Na superfície externa da camada imperceptível forma-se, por evaporação uma película protetora, semipermeável, de alginato. 

• A presença de polímeros da fucose, combinada a condições adequadas de isotonia e pH, levam a uma eficiente hidratação, ativada pela interação iônica dos poligalactosídeos com a queratina e pela formação da película protetora.

 

Conclusão 

Proteção e hidratação são os fundamentos da atividade cosmética. São também, os próprios limites legais da cosmetologia, pois além deles está o campo dos produtos farmacêuticos. 

Quando se fala em aspecto rejuvenescido e vitalizado e em pele luminosa, com aparência sadia, fala-se em hidratação. 

Quando se fala em regeneração tissular, nutrição da pele, absorção percutânea, vitaminas, ácidos aminados, hormônios e outros de uma horda de produtos biologicamente ativos, fala-se em terapia. 

Os extratos de algas OMG são produtos naturais, dotados de atividade hidratante e protetora extremamente elevadas, especialmente desenvolvidos para a formulação de produtos cosméticos. A maximização dos efeitos é obtida mediante a combinação de derivados do ácido algínico e dos fucoidans extraídos de algas marrons, com os poligactosídeos altamente sulfatados extraídos de algas vermelhas, adequadamente estabilizados em condições ideais de pH e salinidade. 

 

O presente artigo é um resumo feito pelo autor de trabalho apresentado no IV Encontro Brasileiro de Químicos Cosméticos realizado em Belo Horizonte, em agosto de 1984. 

 

Este artigo foi publicado na revista Cosmetics & Toiletries (Edição em Português), 2(5): 31-33, 1990.