Millennials

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Millennials

    imagem_17.png Engajados, tecnológicos, conectados, críticos, imediatistas, “nem nem” ... Os chamados millennials – ou a geração Y – compõem um grupo amplo e heterogêneo no que diz respeito a aspectos comportamentais. Dentre os pontos em comum, está a necessidade de ser visto e ouvido, bem como os questionamentos sobre padrões de beleza e propósitos das marcas.

     Existe um consenso mundial a respeito da existência de quatro gerações: Baby Boomers, X, Y (ou millennials) e Z. São classificadas como millennials as pessoas nascidas entre a década de 1980 e início dos anos 2000 – ainda que haja discordância por parte de alguns estudiosos.

     O Pew Research Center, um dos maiores institutos de pesquisa do mundo, enquadra como millenials as pessoas nascidas entre 1981 e 1996. Trata-se de uma geração que se desenvolveu em um período de grandes avanços tecnológicos. Dentre os muitos fatores que diferenciam esse grupo dos anteriores – nascidos entre os anos 1950 e 1970 –, está a íntima relação com o mundo digital.

     Os millennials já representam mais de 20% da população mundial. Uma pesquisa global liderada pelo join.me, ferramenta de colaboração online da empresa de software LogMeIn, mostrou que os millenials representarão 75% da força de trabalho no mundo nos próximos dez anos. No Brasil, segundo o IBGE, são 58,7 milhões de pessoas entre 18 e 34 anos de idade.

     Com nível de informação e poder de compra cada vez maiores, essa parcela de consumidores vem sendo alvo de diversas pesquisas. Em síntese, estudos mostram que esses jovens pesquisam online antes de finalizar uma compra (levantamento feito pela Mastercard no Brasil mostra que essa é uma atitude praticada por 74% dos millennials entrevistados); dão preferência a produtos alinhados aos seus valores; querem saber a origem do que estão consumindo; e cobram posicionamentos éticos das marcas em questões socioambientais.