Estrutura Química e Atividade Biológica
Mecanismo de Ação 
Efeitos da Vitamina E em Aplicações Cosméticas 
Tratamento de Distúrbios da Pele
Formulação para Aplicações Tópicas

 

A vitamina E foi descoberta em 1922, por Evans e Bishop(1) como um produto natural essencial na manutenção da fertilidade em ratos. Por esta razão, foi chamada inicialmente de vitamina da fertilidade. Sabemos que em humanos não tem ação sobre a fertilidade. Desde então, um grande número de diferentes efeitos da vitamina E foram estudados e descritos. 

Logo após a descoberta da vitamina E, sua estrutura foi determinada, e uma razão para sua principal característica, a da função antioxidante, foi proposta. Esta propriedade também explica porque conseguiu se bons resultados na aplicação sistêmica para fins profiláticos além de terapêuticos, principalmente em distúrbios em que a participação de radicais livres e seus produtos de reação, como os peróxidos lipídicos, era bem possível ou mesmo já provada. 

Deste modo, efeitos positivos foram descritos no tratamento ou profilaxia da trombose, infarto do miocárdio, doenças do tipo reumático, arteriosclerose, diabetes, neuropatias, câncer e doenças da idade avançada.