Testes de Estabilidade de Perfumes
publicado em 01/04/1991
Marie-Laure Balay
Firmenich & Cia. Ltda., Cotia SP, Brasil
A fragrância deve ser vista como parte integrante da formulação e a manutenção da sua integridade olfativa e a estabilidade química e físico-química do produto no decorrer do tempo vem sendo uma preocupação cada vez maior dos perfumistas. Para obter resultados confiáveis num espaço de tempo curto, padronizam-se os testes de estabilidade e alguns procedimentos comuns a todos os tipos de produtos. O autor descreve quais os critérios e condições a que devem ser submetidas amostras de diversas categorias de produtos.
Estabilidade
Soluções Alcoólicas
Cremes, Emulsões Líquidas, Géis, Talco, Bastões e Shampoos
Aerosóis, "Pump-Sprays" e "Squeezes"
Sabonetes
Quantificação dos Resultados
Conclusão
Até recentemente, a fragrância era considerada
como mais um dos ingredientes da formulação de um produto cosmético, ao contrário dos perfumes, colônias e desodorantes onde ela sempre ocupou uma posição de destaque.
Hoje em dia, com as exigências cada vez maiores do mercado, a fragrância se tornou o veículo de comunicação junto ao consumidor que melhor sinaliza a inovação, adequação, qualidade e performance do produto final.
A fragrância deve ser vista hoje como parte integrante da formulação de um produto cosmético ou mesmo funcional.
Manter a integridade olfativa da fragrância, bem como a estabilidade físico-química do produto perfumado no decorrer do tempo vem sendo uma preocupação cada vez maior dos perfumistas criadores de fragrâncias e dos formuladores de produtos cosméticos.
Mais do que isto, objetiva-se hoje em dia uma melhor performance olfativa no decorrer do tempo, ou seja, uma melhor utilização das matérias-primas disponíveis para a criação de um perfume para uma base especifica.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Endereço para correspondência com Marie-Laure Balay, Fir menich & Cia. Ltda., Rod. Raposo Tavares Km 26,150, 06700 Cotia SP, Brasil.
1. G Holzner, How accurate is an accelerated test? Symposium of the Swiss Society of Cosmetic Chemists, setembro 1973, Montreux, Suiça.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.