Testes de Análise Sensorial
Testes de Intensidade
Testes Qualitativos
Hedônicos
 


A análise sensorial é apenas uma das muitas ferramentas que a indústria de flavorizantes e fragrâncias tem à sua disposição para dar suporte ao desenvolvimento e caracterização de seus produtos. Este pequeno ramo da psicologia experimental, frequentemente denominado psicofísica, ocupa-se da qualificação das respostas humanas a todos os sinais de um estímulo, o produto. Isso é importante porque somente quando podemos compreender e manipular esses sinais é que eles podem ser utilizados de forma previsível, como um ponto de apoio do processo de criação. 

O processo criativo é um processo complicado, calçado na experiência. O especialista tem a liberdade de se mover através de toda a complexidade de características de odores e sabores, compreendendo como um se funde no outro, como um se relaciona como outro, e como odores e sabores se harmonizam. Esses são apenas uns poucos requisitos que habilitam o perfumista ou flavorista a desenvolver seu trabalho de maneira sistemática. 

A Análise Sensorial consiste de uma gama sistemática de descrições e mensurações precisas. É um instrumento para caracterizar os estímulos.