Elaboração de um Brief
publicado em 01/04/1991
J. M. Biakeway
Roure, Argentuil, França
A elaboração de um brief evoluiu nos últimos anos e, atualmente, a escolha de uma nova fragrância envolve uma base psicológica e um estudo mercadológico grande. A internacionalização dos gostos e estilos de vida também trouxe novos critérios na elaboração de novas fragrâncias. Para orientar a elaboração de um brief, o autor apresenta um checklist de itens importantes para servirem de guia e que são comentados.
"Checklist”
Definição de Produto
Definição de Necessidades do Perfume
Protocolos de Testes com Consumidor
Necessidades Técnicas e de Segurança
Programação
Submissões
Custo
Avaliação dos Resultados
Há muito se foram os dias em que você pegava o telefone e chamava os fornecedores dos seus dois ou três perfumes favoritos para dizer que você precisava de um novo perfume para a próxima produção de primavera do seu shampoo. Você estava certo de que todos eles conheciam o seu trabalho, pelo menos, tão bem quanto você, e lhe dariam duas ou três opções adequadas. Depois de colocá-las à sua apreciação você escolheria duas para um painel-teste.
Hoje, o vultoso investimento necessário para lançamentos e relançamentos de um produto, as percepções em desenvolvimento das motivações do consumidor, e o conhecimento de que a qualidade do perfume pode promover ou destruir o melhor dos produtos, impõem padrões ainda acurados na preparação dos “briefs" de perfumes.
Esta evolução ainda não se completou. A base psicológica da perfumaria está recebendo atenção que há muito tempo carecia. Trabalhamos no sentido de, em cada produto poder definir as necessidades do consumidor em termos de critérios olfativos.
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Endereço para correspondência com John M. Blakeway, Roure, 55, Voie des Bans, BP 24, 95102 Argenteuil Cedex, França
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