Água para Caldeiras
publicado em 01/08/1991
A. Costabile
Química Nacional Quiminasa S/A, São Paulo SP, Brasil
O tratamento das águas para caldeiras, antes da alimentação e dentro da caldeira, ou em combinação, e também do circuito de vapor, retorno de condensado e de água de alimentação, tem como objetivo proteger estas instalações contra a formação de crostas e corrosão. O autor discute o controle e o tipo de tratamento químico a ser adotado em cada caso especifico.
Tratamento Externo
Tratamento Interno
Descargas
Proteção nos períodos de parada
O condicionamento das águas para caldeiras, por meios externos, isto é, antes da alimentação, internos, dentro da caldeira ou em combinação, tem por objetivo proteger a caldeira contra a formação de crostas e corrosão, permitindo vida útil prolongada e a melhor eficiência na produção de vapor. Também as seções anteriores e posteriores, isto é, circuilo de vapor, retorno de condensado e de água de alimentação se beneficiam de um tratamento correto da água da caldeira, principalmente as últimas, vítimas frequentes do fenômeno de “arrastamento”.
O controle e tipo de tratamento químico a serem adotados, dependem do conhecimento das substâncias ou elementos dissolvidos na água e do tipo de cada caldeira, especialmente no que se refere ao seu desenho, pressão de trabalho e taxa de vaporização, pois quanto mais críticos
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Endereço para correspondências com Agostinho Gostabile, Química Nacional Quiminasa SA., Rua Acurui 68, 03355 São Paulo SP, Brasil.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.