Tipos de Composição
Aspecto Dinâmico
Índice de Atividade Cosmetodinâmica
Cálculo do iC
Observações Importantes
Conclusão

No capítulo que trata de administração transepidérmica de fármacos, o livro Aulton’s Pharmaceutics: The Design and Manufacture of Medicines (5ª. edição) cita que o produto Dioderm 0.1% Hydrocortisone Cream (medicamento da Dermal Laboratories, Herts, Reino Unido), em ensaios de vasoconstrição em pele normal, apresenta resultados clínicos equivalentes aos obtidos por formulações de cremes oficinais da Farmacopeia Britânica contendo 1,0% de hidrocortisona.

Como nas duas formulações não há outro ativo com atividade vasoconstritora, a pergunta é: Por que essas formulações produzem o mesmo nível de resposta clínica, se a concentração do ativo de uma é dez vezes maior que a da outra?

Parte da resposta a essa questão pode estar no comportamento de cada formulação quando submetida à dinâmica de uso, e esse fenômeno não é exclusivo dessas formulações.

A proposta deste artigo é apresentar o Índice de Atividade Cosmetodinâmica (iC) e a composição resultante, que são ferramentas com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão da relação entre a concentração de um ativo e a sua resposta funcional em formulações diferentes, através de valores numéricos. A utilização destes conceitos no desenvolvimento de produtos corrige os erros que podem ocorrer quando se associa, de forma proporcional e linear, a concentração formal de um ingrediente com o seu grau de eficácia e segurança, sem considerar os aspectos dinâmicos de aplicação e as características da formulação.