Materiais e Métodos
Resultados e Discussão
Conclusões

As emulsões do tipo óleo em água são o principal veículo para liberar ingredientes funcionais insolúveis em água, em cosméticos de uso tópico e em produtos farmacêuticos. Os ajustes nas propriedades de aplicação das emulsões e/ou a melhora da estabilidade de estocagem são frequentemente alcançadas pela adição de modificadores reológicos, como polímeros acrílicos de ligação cruzada ou argilas nemáticas inorgânicas. 

Neste trabalho foram estudados os efeitos da combinação destes dois tipos de modificadores reológicos em sistemas aquosos simples e em emulsões óleo em água. Concluiu-se que essas combinações desenvolvem uma rede de interpenetração entre as moléculas do polímero acrílico com ligação cruzada e as plaquetas da argila coloidal que produzem respostas reológicas sinérgicas incluindo aumento da viscosidade e do escoamento. Estas respostas são expressivamente melhores do que aquelas obtidas com a argila ou com o polímero isoladamente. De especial interesse é a descoberta de que, através da seleção criteriosa da relação entre o polímero acrílico e a argila nemática, é possível alcançar um aumento significativo no valor do escoamento em temperaturas elevadas, predizendo o potencial de melhora da estabilidade de emulsões à altas temperaturas. 

O silicato de alumínio e magnésio (SAM) é uma argila nemática inorgânica refinada e purificada que pode ser imediatamente dispersa em água para espessar e estabilizar emulsões tópicas óleo em água (O/A).