Equipamento
Procedimentos de Teste
Comentários/Conclusões

 

O teor de hidratação é um dos fatores mais importantes para se manter as condições ideais da pele. A pele deficiente em hidratação torna-se seca e frágil, resultando em rachaduras superficiais da cama da córnea. A pele fica dura e sua flexibilidade também é reduzida. Essas condições são geralmente agravadas devido às instabilidades climáticas, comumente associadas à baixa umidade em climas tropicais quentes ou baixas temperaturas em climas mais frios. O uso excessivo de detergentes, disfunções metabólicas ou simplesmente o tipo de pele, pode também influenciar no teor de hidratação da pele. 

Por essa razão é que a maioria dos produtos de tratamento da pele procura incorporar alguns fatores de hidratação. Neste estudo, foi utilizado um novo aditivo hidratante, o sulfato de condroitina, um complexo proteínico (nome comercial Cromoist CS) e avaliado O seu efeito na elasticidade da pele. A medida da elasticidade da pele foi selecionada como o método de avaliação mais adequado dos benefícios perceptíveis pela hidratação. 

O sulfato de condroitina é uma glicosaminoglican natural, encontrado no tecido biológico juntamente com colágeno solúvel e ácido hialurônico. Assim como o ácido hialurônico, o nível do sulfato de condroitina na pele parece decrescer progressivamente com a idade. Pode-se dizer que há uma correlação entre os níveis de glicosaminoglicans presentes e o teor de hidratação da pele.