Estrutura Química 
Propriedades 
Uso em Emulsões
Uso em Suspensões 
Resumo 

 

Enquanto a disponibilidade de aditivos reológicos e de agentes de suspensão hidrossolúveis para cosméticos é muito grande, existem bem menos ingredientes dessa natureza disponíveis para utilizar em emulsões água-em-óleo, em produtos anidros e para suspensão de pigmentos ou materiais em partículas nesses tipos de formulações. Exemplos de aditivos utilizados atualmente para ajustar a viscosidade, as propriedades de suspensão e a estabilidade total destes produtos de base oleosa: estearato de alumínio; bentonitas; ceresinas; sílica defumada; ceras naturais; ozoqueritas; e, géis de polietileno/óleo mineral. 

A maior parte desses aditivos tem uma ou mais propriedades que limitam as suas áreas de aplicação. Durante a aplicação podem adicionar à pele uma sensação não muito agradável, de arraste e, após a secagem, uma cor residual; incapacidade de regular a viscosidade em faixas amplas de temperatura; separação e exsudação da fase oleosa na fase externa; a utilização de solventes orgânicos voláteis, inflamáveis para intumescer a estrutura de plaquetas e processamento de alta temperatura e/ou alta energia. 

Este artigo descreve uma nova classe de aditivos e estabilizantes reológicos que suprem várias das deficiências acima. São baseados em óleos que foram transformados em gel com hidroxiestearato de alumínio-magnésio.a