Propriedades do PEG-8 de Cera de Abelha 
Desenvolvimento da Base "Lunacera LB"
Outras Aplicações
Conclusões

 

Uma base com composição lipídica contendo PEG-8 de cera de abelha, de nome comercial Lunacera LB, desde a sua introdução no mercado em 1990, tem recebido constantes e crescentes reconhecimentos como uma matéria-prima de grande importância para a indústria de cosméticos. Originalmente introduzida como base de batons, hoje é utilizada em várias outras aplicações. 

O ponto de partida para o desenvolvimento desta base foi o produto de nome comercial Estol E04BW 3752, e nome químico PEG-400 de cera de abelha. 

O PEG-8 de cera de abelha é preparado pela esterificação estequiométrica dos ácidos de ceras livres presentes na cera de abelha com polietileno glicol 400 (PEG-400). A esterificação com polietileno glicol 400 é a etapa de reação preferida. O motivo disto é que a cera de abelha contém várias espécies de moléculas que possuem grupos hidroxilas livres (produtos derivados de ácidos hidroxicarboxílicos, dióis e trióis). Consequentemente, uma etoxilação resultaria na formação de éteres que produziriam um produto final, cuja composição seria difícil de ser prevista.