Copolímeros de Acrilatos/ t-Octil-propenoamida 
Amido Octenilsuccinato de Alumínio 
Conclusão

 

Nestes últimos anos ocorreram mudanças significativas na área de produtos de proteção da pele, de uso diário. Tradicionalmente, a função primária desses tipos de cremes e loções sempre foi a da umectação, ou de ajudar a pele a reter a sua umidade natural. Recentemente, no entanto, o mercado tornou-se muito mais consciente do papel da luz UV sobre o envelhecimento cutâneo e como causador inicial da formação de vários tipos de câncer da pele.1 Como resultado, a demanda cresceu para os produtos que possuam, também, alto grau de proteção contra UV. 

Como resultado, o formulador que trabalha atualmente com a proteção da pele é levado a atuar em um mundo cada vez mais complexo: mundo no qual o produto de proteção deve, não somente, prevenir ou abrandar a perda da umidade da pele, ao mesmo tempo que considera o potencial prejudicial do UV, mas deve, também, desempenhar estas funções, ao mesmo tempo, ser esteticamente agradável, agir por longo tempo e apresentar baixo potencial de irritação. 

À medida que os formuladores de produtos de cuidados da pele defrontam-se com a necessidade de incorporar tantas propriedades diferentes em uma mesma formulação, estão cada vez mais se afastando das abordagens tradicionais e, dessa forma, utilizando vários ingredientes poliméricos. 

 

Copolímeros de Acrilatos/ t-Octil-propenoamida 

Um dos polimeros escolhidos frequentemente para utilização em produtos de cuidados da pele é a resina com base em acrilato, copolíimero de acrilatos/t-octil propenoamida (nome CTFA, acrylates/1-octy/propenamide copolymer).a 

Devido a versatilidade, ao alto peso molecular e as propriedades de formação de filme dessa matéria prima, já encontrou utilização em ampla variedade de aplicações, incluindo-se protetores solares resistentes a água, produtos para os olhos, que não borram, e umectantes para mãos e corpo.2-4 

Efeitos de barreira de umidade: A oclusividade derivada dos filmes do copolímero de acrilatos/t-octil propenoamida apresenta um beneficio especial para o formulador de cremes e loções protetoras. Duas formulações, uma com e a outra sem o polímero, foram aplicadas sobre a pele de suíno hidratada, que foi então dessecada por 24 horas, reidratada por 24 horas, colocada em atmosfera de dessecação e, então foi determinada a taxa de retenção de umidade. Conforme ilustra a tabela 1, este polímero previne a perda de umidade da pele quando utilizado isoladamente ou em conjunto com outros agentes oclusivos (Fórmula 1). Portanto, o polímero pode ser útil onde o objetivo for a retenção da umidade da pele.

t1.jpg

form1.jpg

Efeitos de resistência à abrasão: A retenção de ingredientes ativos é o objetivo de maior importância para qualquer formulador de produtos de proteção cutânea - cromóforos UV, agentes oclusivos ou auxiliares de reparação - após a aplicação sobre a pele. Não serão eficazes se forem removidos em curto período de tempo pela roupa. 

Na tabela II está demonstrada a resistência à abrasão apresentada pelo óleo mineral em formulação com copolímero de acrilatos/t octil-propenoamida (Fórmula 1), utilizando a metodologia padrão de teste de perda transepidérmica de água - TEWL (do inglês, transepidermal water loss). Formulações de umectantes idênticas, a menos da presença ou ausência do polímero, foram aplicadas nos antebraços de voluntários humanos. A redução na TEWL foi determinada com a ajuda do Servo Med Evaporimeter. Os locais tratados foram esfregados com pressão controlada, em número igual de vezes, e em seguida determinada novamente a TEWL. Neste caso, ocorre redução de aproximadamente, 50% na oclusividade após a abrasão de uma área pré-tratada com a formulação sem polímero, enquanto que a abrasão do local protegido pelo polímero (Fórmula 1) não produz qualquer diminuição na oclusividade. A curto prazo, é óbvio que o copolímero de acrilatos/t-octil-propenoamida pode melhorar o desempenho de cremes e loções de barreira através da redução da perda de umidade da pele tratada com estes produtos. 

t2.jpg

A figura 1, que demonstra graficamente os resulta dos de um teste de evaporação de unidade, MET (do inglês, moisture evaporation test), executado em condições extremas de ausência de umidade, mostra os efeitos a longo prazo da manutenção do agente oclusivo no local. Os dados indicam que o estado mais hidratado das mãos dos participantes do painel, durante período de tempo prolongado, resulta em aparência da pele significantemente melhorada. Na pele protegida com o polímero surgiram menos ocorrências de vermelhidão e de formação de fendas e rachaduras do que na pele não protegida pelo copolímero de acrilatos/t-octil-propenoamida. 

fig1.jpg

A resistência à abrasão do copolímero de acrilatos/t octil-propenoamida pode ser utilizada para melhorar não somente o desempenho de produtos de barreira (Fórmulas 1 e 2), mas também o desempenho de produtos de uso diário (Formula 3) que contém os altos níveis de proteção UV, frequentemente exigidos pelo mercado atual. As formulações contendo outros ingredientes ativos, como antimicrobianos e reparadores celulares, podem também se beneficiar das propriedades de resistência à abrasão do copolímero de acrilato/t octil-propenoamida.

form2.jpg

form3.jpg

 

Amido Octenilsuccinato de Alumínio 

Outro polímero útil às atuais formulações complexas é o amido octenilsuccinato de alumínio.b 

Controle estético: Esse amido modificado hidrofobicamente e com ligação cruzada é um agente de controle estético eficaz. Pode ser usado para abrandar a sensação gordurosa e a dificuldade de espalhamento, muitas vezes associadas aos produtos que contém altos níveis de agentes oclusivos ou altos níveis de cromóforos UV, com base em substâncias orgânicas (Fórmulas 4 e 5). 

form4.jpg

form5.jpg

Efeitos de não branqueamento: O amido octenilsuccinato de alumínio que não deixa as formulações brancas (Tabela III), pode ser utilizado para controlar a sensação gordurosa das fórmulas, substituindo-a por uma agradável sensação semelhante a do talco. Teores maiores que 60% poderão ser utilizados se necessário, entretanto, teores de 3 a 10% são os mais comumente utilizados. 

t3.jpg

Aumento do FPS (Fator de Proteção Solar): Os dados das tabelas I a IV mostram que os valores do FPS de uma formulação de TiO2, podem ser melhorados em até 40% pela adição de somente 5% de amido octenilsuccinato de alumínio. 

Portanto, um produto como o da fórmula 5 possui a vantagem de poder alcançar a proteção ao sol aumentada ser a probabilidade de aumentar o branqueamento da pele (Tabela III). 

t4.jpg

 

Conclusão 

Nos últimos anos a ação desejada nos produtos protetores da pele tornou-se mais e mais complexa. Como resposta, os formuladores, para se adequarem às necessidades do mercado, além dos métodos já tradicionais, têm utilizado cada vez mais ingredientes poliméricos devido a sua versatilidade e natureza multifuncional. 

O copolímero de acrilatos/t-octil-propenoamida, um copolímero formador de filme de alto peso molecular pode ser utilizado para fornecer oclusividade adicional. Fornece, também, alto grau de substantividade aos ingredientes ativos comumente utilizados com produtos de proteção da pele. 

Outro ingrediente polimérico, amido octenilsuccinato de alumínio, possui a capacidade de melhorar significativamente a aparência de cremes e loções gordurosas, fornecendo ao produto a sensação agradável de talco sem torná-lo mais branco. Adicionalmente, este amido modificado hidrofobicamente pode ser usado para aumentar o valor do FPS de formulações para absorção de UV. 

Este artigo foi publicado na revista Cosmetics & Toiletries (Edição em Português), 4(3): 42-45,1992.
Publicado originalmente em inglês om Cosmetics & Toiletries, dezembro 1991.