Fórmula Básica de Alisante
Shampoo para Cabelos Étnicos
Conclusão

 

Hoje em dia os estilos modernos de penteados adotados pelas pessoas de raça negra são curtos e modelados, ou longos. Os estilos semilongos não são populares. Para que se chegue à configuração exigida por esses estilos curtos e longos, o cabelo deve ser alisado com os produtos conhecidos como alisantes. O processo de alisamento envolve diversas etapas, durante as quais é aplicado ao cabelo um alisante alcalino, que é então amaciado e manipulado sob tensão para remover o intenso encrespamento. 

Esses tratamentos podem ser caracterizados como uma digestão controlada do cabelo, pois geralmente o componente ativo é o hidróxido de sódio. Além disso, existem produtos que contém hidróxido de lítio, ou que utilizam hidróxido de guanidina (formada pela combinação in situ de carbonato de guanidina com hidróxido de cálcio). O cabelo atinge assim condições tão ruins, tão traumatizantes após esse tratamento, que necessita de um recondicionamento significativamente maior do que o necessário quando nesse processo eram utilizados os produtos onduladores baseados no ácido tioglicólico, quando as “ondulações leves” eram mais populares, isto no final dos anos 70 e início dos 80. 

A popularidade das "ondulações leves" levou ao desenvolvimento de uma linha completa de produtos que ajudam a eliminar a aspereza do cabelo causada pela permanente e permitir a manutenção mais fácil do estilo de penteado da moda. Essa maciez era normalmente fornecida por um ingrediente hidratante/umectante, dos quais o mais eficaz e popular era a glicerina. O cabelo, depois de submetido a uma permanente, ainda se encontra bastante danificado e de tratamento difícil. A glicerina remove o loque áspero e quebradiço provocado pelos onduladores permanentes baseados em "tio".1 Os produtos baseados na glicerina tornavam o cabelo pegajoso, que deixava-o sujo em pouco tempo devido a poeira do ar. Também não tinham ação prolongada, significando que em uma lavagem (mesmo com um shampoo bem formulado), o penteado de ondulações leves, cuidadosamente elaborado, chegava a se desmanchar. 

Quando os estilos de penteado mudaram, e se tornou necessário alisamento para se conseguir acompanhar a moda do cabelo curto suave, diminuiu a necessidade de se enrolar o cabelo e de tratá-lo com o regime dos “ativadores de ondas” baseados em glicerina. De fato, não conseguiam atingir o objetivo, por tanto caíram em desuso. O cabelo alisado é descrito como tipicamente fraco e propenso a quebrar-se com facilidade, de aparência fosca, áspero ao toque e ressecado. Achamos que seria necessário desenvolver um novo tipo de umectante que fornecesse a maciez e o brilho desejáveis. Um novo ingrediente, o cloreto de oxa-hexil-trimetil-amônio 6-(N-acetilamino)-4 (nomenclatura IUPAC), comercialmente conhecido como Quamectant AM-50, da Brooky Ind. Inc. - AOTC como nome abreviado - foi considerado como sendo duas vezes melhor que a glicerina como umectante e mais eficaz para o cabelo no momento de enxaguá-lo.2-3 Foram apresentados trabalhos para mostrar que esse ingrediente poderia ser adicionado a shampoos e condicionadores de boa qualidade, desenvolvidos para processamento químico de cabelos caucasianos e acentuar significativamente sua eficácia em testes comparativos no uso domiciliar. Foi postulado que o AOIC agia como normalizador da taxa de umidade do cabelo danificado, fazendo com que apresentasse toque suave, natural e vibrante.4 

A crença de que o cabelo crespo das pessoas de raça negra necessitava hidratação surgiu de suas más condições após o alisamento. O conteúdo de umidade é uma das qualidades ilusórias, pois apesar de acharmos que o conteúdo adequado de umidade no cabelo é desejável, entretanto, sua quantificação exata é difícil - se não impossível - de determinar. Apesar da dificuldade de sua quantificação, o conteúdo de unidade do cabelo tem um papel crítico no que se refere a sua aparência, e contribui para sua força em geral. A umidade também contribui para a sua maleabilidade e para o seu controle estático. O equilíbrio apropriado da umidade é uma consideração importante no desenvolvimento de produtos para esse mercado, e é uma das características importantes anunciadas por muitas das bem sucedidas linhas de produtos. 

Como os penteados de hoje requerem aparência suave, acetinada e toque natural, porém controlados, um tratamento típico para esse fim inclui as seguintes etapas: 

1. Aplicar o alisante (não lavar antes!)
2. Lavar com shampoo e depois enxaguar o alisante
3. Aplicar um condicionador/restaurador (opcional)
4. Modelar diariamente com: 
    • Gel de hidratação profunda 
    • Hidratante/condicionador de ação prolongada 
    • Brilhantina hidratante 

 

Fórmula Básica de Alisante 

A Fórmula 1 foi amplamente testada com 2,2% de hidróxido de sódio numa base de emulsão suave protetora. O alisante concentrado, especificamente balanceado, fornece uma fórmula eficaz e estável quando adequadamente processado. É importante não remover a sujeira e o sebo do cabelo antes de alisá-lo. O processo leva cerca de 15 minutos. 

form1.jpg

 

Shampoo para Cabelos Étnicos 

As fórmulas de shampoo desenvolvidas para o mercado de cabelos de pessoas de raça negra devem ser de natureza específica, como aqueles desenvolvidos para a limpeza suave de cabelos severamente danificados, e que resultam de um processamento químico alcalino. Entretanto, até o desenvolvimento do AOTC não existiam umectantes verdadeiramente eficazes disponíveis no mercado. 

A Fórmula 2 apresenta um shampoo de baixo pH, apropriado para as lavagens com shampoo, intermediárias aos alisantes, e emprega o AOTC como agente hidratante e condicionador. Esse shampoo remove os resíduos do alisante ao mesmo tempo em que normaliza o pH do cabelo. Nos testes de laboratório foram observados benefícios significativos no condicionamento dos cabelos, quando lavados repetidamente com a fórmula contendo o AOIC. 

form2.jpg

Esse shampoo não mostra nenhum sinal de “armação” dos cabelos como acontece com os shampoos condicionadores que empregam polímeros catiônicos. O pH é acido, para maior eficácia; a viscosidade pode ser ajustada com sal. 

Os produtos condicionadores para cabelo crespo variam desde os géis até cremes. Na Fórmula 3 é mostrado um gel hidratante de uso diário para renovar os penteados. O brilho é obtido através da adição de uma nova classe de ingredientes cosméticos baseada na química do flúor, um poliéter-perfluórico (nome comercial, Fomblin HC/04, da Brooks Ind. Inc.). Ao contrário de outros ingredientes que fornecem o brilho, como silicones, esses ingredientes são insolúveis em todos os ingredientes cosméticos usuais, e são formulados como uma fase dispersa. 

form3.jpg

Com a Fórmula 3 obtém-se um gel suave, uniforme, semitransparente, que deve ser produzido através da dispersão e da neutralização do polímero de cadeia cruzada antes da adição do AOTC. O poder superior de ligação e de retenção do AOTC permite seu uso em níveis muito mais baixos que os umectantes anteriormente empregados, como a glicerina. 

Os estilos de penteado suaves (lisos) e brilhantes, - o look ondulado - eram obtidos através de pomadas. Essas fórmulas, baseadas em óleos e graxas, não permitiam a hidratação, eram incompatíveis com a água. A loção de brilhantina mostrada na Fórmula 4 fornece brilho e controle excepcionais além do beneficio adicional da umidade. 

form4.jpg

Assim como a formulação anterior, o polímero de cadeia cruzada deve ser neutralizado antes da adição do AOTC. Entretanto, nessa formulação o polímero deverá ser dispersado a 50°C, a fase oleosa é combinada e adicionada por meio de agitação rápida propulsionada, e a batelada é então neutralizada com trietanolamina. A agitação deverá ser mantida em alta velocidade ao mesmo tempo que se proceder ao resfriamento até que a batelada atinja de maneira uniforme a temperatura ambiente. O preservante é misturado ao AOTC e adicionado sob agitação rápida. A viscosidade decresce significativamente com essa adição.

Essa fórmula é especialmente adequada para a modelagem de penteados curtos, fornecendo brilho, maciez e toque natural. 

Produtos condicionadores leves estão se tornando mais populares. A Fórmula 5, um condicionador de permanência para ondulação suave em cabelos longos, deve ser usado em cabelos úmidos após a lavagem com shampoo, assim como em cabelos secos entre as lavagens, para se obter mais vitalidade e volume. O pH deve ser ajustado para auxiliar na neutralização dos danos devido a alcalinidade. Este produto contém um polímero para o maior controle e maleabilidade do penteado, que pode ser acrescentado conforme desejado. Entretanto a capacidade de utilização do produto através de um sistema pump spray pode ser prejudicada e afetada em formulações com níveis de resina mais altos. 

form5.jpg

O AOTC soma os benefícios de hidratação aos de condicionamento suave. Testes com usuários demonstraram que essa fórmula resulta em grande maleabilidade para os cabelos, permitindo que sejam penteados de várias maneiras diferentes. Ganhou grande popularidade por ter dado aos cabelos o look ondulado moderno. 

 

Conclusão 

Acreditamos que o AOTC é um ingrediente que despertará muito interesse, por ser capaz de fornecer e de manter níveis significativos de umidade nos cabelos crespos. É um agente umectante superior e previsível de acordo com estudos de curto e longo prazos. É ótimo para o cabelo e não tóxico em níveis normais de uso. 

As formulações elaboradas com o objetivo de pesquisar métodos modernos de tratamento eficaz para o cabelo crespo de pessoas de raça negra, para se adaptarem aos penteados da moda, curtos e lisos ou ondulados, foram avaliadas por voluntários afro-americanos que tiveram seus cabelos alisados. Ficou provado que Os produtos realmente fornecem maciez e modelagem aos cabelos conforme anunciado. 

 

Este artigo foi publicado na revista Cosmetics & Toiletries (Edição em Português), 4(4): 23-27, 1992.
Publicado originalmente em inglês em Cosmetics & Toiletries, julho de 1991.