Arquitetura Básica dos Cabelos

Impacto do Formato, do Tamanho e da Cor dos Fios

Reatividade dos Cabelos: além de Tamanho e Formato

Segredos da Indústria Lanígera

Dados de Resistência à Tração

Tentativas de Classificação de Cabelos

Sumário

 

Temos uma relação íntima e pessoal com nossos cabelos. Quando nos pedem para descrevê-los, muitos de nós vamos detalhar aspectos como textura, espessura, condicionamento, maneabilidade e outras características. Portanto, não nos espantemos quando uma poderosa e popular proposição de marketing, envolvendo o posicionamento de produtos para cuidados com os cabelos, for projetada para atender às necessidades específicas do “tipo” de cabelo de determinados indivíduos. E aí vem a pergunta: “Como classificamos os cabelos? ”

Do ponto de vista do marketing, essa classificação começa levando em consideração a linguagem do consumidor. A linguagem do consumidor nos familiarizou com termos como secos, oleosos, finos, fracos, grossos, ásperos, danificados e muitos outros. Mas, conforme tem sido explicado, esse tipo de linguagem é meio nebulosa e altamente imprecisa — e já foi demonstrado que esse autodiagnóstico, com frequência, não é confirmado por um exame mais técnico. Evidentemente, é