Novo Condicionador Quaternário para Cabelos Danificados
publicado em 01/08/1992
Matthew F Jurczyk
Akzo Chemicals, Chicago IL, Estados Unidos
Os sais quaternários conferem propriedades de desembaraço, condicionamento e controle estático do cabelo. Para condicionamento mais intenso prefere-se o uso dos quaternários de cadeias longas, mas infelizmente, essas longas cadeias de carbono responsáveis pelas propriedades do condicionador, também contribuem para o aparecimento de problemas de formulação e processamento. Através do desenvolvimento de duas novas moléculas de cloreto e meta-sulfato de octildimônio de sebo hidrogenado obtivemos efeitos positivos do sal quaternário de dialquila, ao mesmo tempo que eliminamos suas desvantagens.
Propriedades Típicas
Condicionamento
Substantividade Catiônica
Formulações Típicas
Os sais quaternários consistem de um átomo de nitrogênio carregado positivamente, ligado a um ou mais complementos oleosos que conferem as propriedades de desembaraço, condicionamento e controle estático do cabelo. Variando o número e os tipos de complementos oleosos presentes nos sais quaternários, é possível adapta-los para uso numa vasta gama de aplicações.
Por exemplo, os quaternários de monoalquila (Figura 1), geralmente solúveis em água, são recomendados para o condicionamento normal do dia-a-dia. Quando é necessário um condicionamento mais intenso, como em tingimentos, descolorações, permanentes ou nos tratamento de
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.