Materiais e Métodos
Resultados
Conclusões

 

Os químicos cosméticos têm sido desafiados a criar fórmulas mais eficazes de filtros solares, porque os consumidores se tornaram mais conscientes dos perigos da exposição ao poder destruidor da luz solar. Os dermatologistas declaram que são necessários produtos com FPS mais alto que os normalmente considerados pela FDA (máximo 15). A primeira tentativa para se obter uma eficácia maior é a de aumentar os níveis de uso dos filtros solares. 

A medida em que acrescentamos mais filtros solares em níveis mais elavados, o custo dos produtos cresce drasticamente, paralelamente com o potencial de irritação e sensibilização da pele. Isso se tornou mais importante ainda com o aumento explosivo da utilização de filtros solares pelas crianças, o que leva ao paradoxo da tentativa de desenvolver mais filtros solares eficazes com menos poder de irritação. 

Apesar de muitos aspectos da química cosmética ainda permanecerem uma arte, na área dos filtros solares deve ser considerado um entendimento real dos princípios físico-químicos para se chegar aos objetivos desejados.1 A fim de otimizar as formulações dos filtros solares devemos entender, não só a química da absorção do UV dos filtros, mas também possíveis