Desenvolvimento de Base de Batons
publicado em 01/04/1993
Manoel Caramês BLF de Gouvea
Allbrand International Consuloria S/C Ltda, Sao Paulo SP, Brasil
Colorir os lábios é desde tempos remotos um hábito preferido por muitos povos, mas ao longo de muito anos a formulação básica de batom não sofreu mudanças significativas. É ainda uma dispersão de pigmentos em uma base gordurosa, com o objetivo permitir a fácil aplicação de uma camada uniforme de pigmentos sobre os lábios.
Equilíbrio entre Matérias-primas
Determinação das CDPF e o EC
Formulações
Estrutura do Batom e a Resistência a Ruptura
Sistema de Pigmentos de uma Base de Batons
Conclusão
Colorir os lábios é desde tempos remotos um hábito preferido por muitos povos, mas ao longo de muito anos a formulação básica de batom não sofreu mudanças significativas. É ainda uma dispersão de pigmentos em uma base gordurosa, com o objetivo permitir a fácil aplicação de uma camada uniforme de pigmentos sobre os lábios.1
Mudanças na moda evidentemente provocaram mudanças nos desejos das consumidoras com relação às cores e texturas dos batons. Mudanças nas matérias-primas, também, exigiram dos químicos cosméticos algumas mudanças na formulação.
Do ponto de vista do fabricante de cosméticos, a tendência de uso de matérias-primas mais sofisticadas é completamente justificável. Em um mercado altamente competitivo, é grande a necessidade de se diferenciar produtos. Não é suficiente que o produto tenha boa qualidade, mas deve também satisfazer os desejos do consumidor com relação à sofisticação e à satisfação, portanto, motivando a compra.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. H G Lauenstein, Color: Cuidados y Efecto, publicação da Haarman + Reimer GmbH, 1970
2. RG Harry, The principles and practice of modern cosmetics, 1968
3. MG de Navarre, The Chamistry and manufacture of Cosmetics, volume IV. página 769, 1975
4. Pharmacopeia of the United States, revisão XIV
5. L Pauline Torry, Handbook of Cosmetic Science, H W Hibbott, Pergaman Press, 1963
6. MG de Navarre, The chemistry and manufacture of Cosmelics, Van Nostrand, 1962
7. A L Fishbach, J Soc Chem 5, 242, 1954.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.