Aspectos do Desenvolvimento de Cosméticos Infantis
publicado em 01/12/2008
Rita Isabel Carinhato
Biocenter Centro de Excelência de Qualidade em Microbiologia, São Paulo SP, Brasil
A formulação de produtos para bebês e crianças exige cuidados especiais. Neste artigo a autora faz uma revisão de aspectos gerais e, principalmente, de ordem regulatória relativa à esses produtos.
The formulation of products for babies and children require special cares. In this article the author makes a review of the general aspects and, mainly, the regulatory ones related to these products.
La formulación de productos para bebes y niños exige cuidados especiales. En este artículo la autora hace una revisión de los aspectos generales y, principalmente, de orden regulatório involucrados con estos productos.
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O Brasil é um dos maiores mercados mundiais no segmento de produtos infantis do qual se esperam altos índices de crescimento nos próximos anos. Segundo dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos) o Brasil detém o segundo lugar no mercado mundial do segmento, com a marca de US$ 580 milhões, em 2007.
Quando se fala em produtos cosméticos para bebês e crianças, de imediato se pensa em produtos de higiene e limpeza, e proteção, porém os novos rumos da sociedade têm imposto padrões de beleza também ao público infantil, criando necessidades de consumo que até pouco tempo era exclusivo do público adulto, como esmaltes, perfumes, produtos para tratamento de cabelos, maquiagem, protetores solar, entre outros.
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1. EAF Barata. Cosméticos – Arte e Ciência, 1ª. edição, Lidel, Lisboa, 2002
2. S Mason. Baby’s, Skin Care, GCI, August 2008
3. Cosméticos Infantis (Manual de orientação ao consumidor), Anvisa, Brasília, 2008
4. Cosmética Press Kit, Abihpec, 2008
5. Guia ABC de Microbiologia, 3ª. ed., ABC, São Paulo, 2008
6. Decreto 7904, DOU de 5/1/77
7. RDC (Anvisa) 481/99, DOU de 23/9/99
8. RDC (Anvisa) 79/00, DOU de 28/8/00
9. RDC (Anvisa) 38/01, DOU de 22/3/01
10. RDC (Anvisa) 162/01, DOU de 11/9/01
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