Conclusão

 

As grandes mudanças na atividade do ser humano em A razão de sua evolução, reduzindo cada vez mais a disponibilidade de tempo e, a busca constante de produtos que enfatizem a qualidade e reúnam o maior número possível de propriedades, têm conduzido ao desenvolvi mento dos "shampoos 2 em 1", que se propõem manter as propriedades tradicionais de limpeza e higiene, e ao mesmo tempo atuar como agentes antiestáticos. 

A proposta global de um shampoo 2 em 1 é portanto promover detergência suave, condicionar (reduzindo as cargas estáticas), reparar os cabelos danificados, manter o seu brilho (dar-lhe vida), nutrir e proteger contra poluentes. 

Para que as propriedades acima mencionadas sejam proporcionadas por este tipo de produto torna-se indispensável a utilização de matérias-primas específicas (Fórmula 1).

for1.jpg

A detergência suave é proporcionada por um balanço adequado entre diferentes tensoativos disponíveis, ou seja alquil éter e alquil sulfatos (neutralizados com diferentes bases), anfóteros e alcanolamidas. No exemplo citado utilizou-ne lauril éter sulfato de sódio e amônia e, lauril sulfato de amônia e coco amido propil betaína. O anfótero utilizado, além de ser um detergente, apresenta propriedades antiestáticas, reduz a irritabilidade, auxilia no aumento do brilho dos cabelos e no espessamento do produto. 

Os shampoos 2 em 1 transparentes são produtos de segunda geração desta família. Mesmo sendo transparentes não dispensam o silicone, o qual deve ser microemulsionado para não provocar turvação. Embora esteja na forma de microemulsão, o silicone mantém a substantividade sobre a cutícula do cabelo formando um filme que proporciona maciez, toque sedoso e lubricidade (facilitando o deslizamento do pente), além, ainda, de unir as pontas partidas. 

Além dos tensoativos anfóteros os shampoos 2 em 1 devem conter outros agentes antiestáticos especiais em sua composição. Entre estes destaca-se o hidroxietilcelulose (totalmente ou parcialmente quaternizado) que além de neutralizar as cargas negativas dos cabelos, envolve-os com um filme transparente, protegendo do ataque de agentes poluentes. Devido à sua estrutura, este tipo de quaternário mantém sua carga positiva atuante mesmo em associação com tensoativos aniônicos. Esta associação deve evidentemente obedecer proporções adequadas. 

O gráfico 1 mostra o poder deste produto em reduzir cargas estáticas comparativamente a outros da mesma família. 

g1.jpg

Os silicones são redutores da viscosidade dos shampoos. Para que a viscosidade desejada seja obtida faz-se necessária a utilização de espessantes adequados. 

Neste caso foi utilizada a glicose esterificada e etoxilada que possui grande capacidade de espessamento por sinergismo (em associação com outros agentes espessantes). Outra propriedade singular e muito importante deste tipo de produtos é a sua característica de reduzir a irritabilidade causada por outros componentes utilizados na formulação. A redução que promovem é significativa tanto do edema quanto do eritema. 

Produtos extremamente importantes na composição dos shampoos modernos são as proteínas hidrolisadas. Entre estas destacam-se a queratina e a seda. Os aminoácidos da queratina são semelhantes aos dos cabelos. Devido à sua estrutura apresentam alta substantividade a cutícula capilar. Esta substantividade aumenta nas regiões em que a cutícula estiver danificada. Reparam o dano fazendo com que a superfície volte a ficar uniforme. Além disso os aminoácidos atuam como agentes nutritivos tanto para o cabelo quanto para o couro cabeludo. São ainda auxiliares no condicionamento, reequilibram o teor de água e auxiliam no fechamento das escamas dos cabelos. 

A proteína da seda hidrolisada também apresenta uma composição de aminoácidos muito importantes para o tratamento capilar. Entre estes aminoácidos destacam-se a alanina, a serina, a tirosina e a glicina os quais são responsáveis pelo extraordinário brilho observado na seda. O brilho se mantém mesmo quando os aminoácidos se fixam sobre o cabelo.

 

Conclusão 

Conforme a proposta inicial e, em função das matérias primas utilizadas, concluímos que este tipo de shampoo traz benefícios aos cabelos como: detergência suave, condicionamento, redução da irritabilidade, melhora na penteabilidade, proteção contra agentes poluentes, reparação de cabelos danificados e nutrição das pontas partidas. 

Tanto os tensoativos quanto as demais matérias-primas podem ser substituídas por outras equivalentes, com exceção, é claro, da microemulsão de silicone, obtendo-se assim uma ampla gama de shampoos 2 em 1 transparentes que proporcionarão os diferentes efeitos de tratamentos complementares mencionados neste artigo. O único cuidado é que as novas matérias-primas formem soluções transparentes no meio e que não alterem e ou não interfiram na microemulsão de silicone. 

 

Este artigo foi publicado na revista Cosmetics & Toiletries (Edição em Português), 6(1): 41-41, 1994.