Processos Oxidativos Metabólicos
Mecanismos Naturais de Neutralização de Radicais Livres
Antioxidantes: Principais Princípios Ativos de que Dispõe a Ciência Cosmética
Conclusão

 

Não existe nenhuma dúvida de que a exposição da pele a situações que levam a um aumento de radicais livres altera mecanismos e velocidade do envelhecimento cutâneo normal. Um exemplo claro, hoje pouco questionado, é que a exposição solar aumenta a velocidade de alterações estruturais e fisiológicas, levando ao aparecimento precoce de sinais de envelhecimento. A percepção clara de que radicais livres estão associados a este processo, é de crucial importância, conforme comentários a seguir. 

Sendo os radicais livres estruturas tão danosas, seria surpresa esperar que o organismo não estivesse preparado para enfrentá-los, seria como negar os processos evolutivos, onde organismos e estruturas mais adaptadas são selecionados, por permitir uma melhor condição de sobrevivência. Em resposta a isto temos que a quarta proteína mais abundante no organismo, a superóxido dismutase, é uma importante estrutura envolvida no processo de degradação dos radicais livres. 

Portanto, hoje temos que ter bem entendido, que as propostas de oferecer produtos de combate aos radicais livres, são ações complementares aos mecanismos naturais já existentes no organismo.