Vitaminas e a Pele
publicado em 01/04/1994
Bernard Idson, PhD
College of Pharmacy, The University of Texas, Austin TX, Estados Unidos
Estudos indicaram que as vitaminas E, A, C, pantenol e seus derivados melhoram o desempenho de cosméticos e artigos de higiene pessoal. Além disto, os testes laboratoriais e clínicos forneceram forte evidencia de que estas vitaminas, em níveis adequados, têm importante papel nos processos protetores, corretivos e de renovação do cabelo, pele e unhas.
Atividade Biológica da Vitamina E
Efeitos Clínicos e Cosméticos da Vitamina E
Derivados da Vitamina E
Vitamina A
Pantenol
Vitamina C
Conclusão
A associação entre vitaminas e a boa saúde foi determinada há algum tempo. Entretanto as vitaminas não eram usadas até recentemente de forma ampla em cosméticos, devido à crença de que não poderiam penetrar na pele e devido à atividade metabólica da pele não ser adequadamente conhecida. Agora, com a melhor compreensão da fisiologia do cabelo, da pele e das unhas aumentou o interesse em vitaminas aplicadas topicamente.
Em termos de beleza e funcionalidade, os estudos recentes indicaram que certas vitaminas e seus derivados melhoram o desempenho de cosméticos e artigos de higiene pessoal. Além disto, os testes laboratoriais e clínicos forneceram forte evidencia de que estas vitaminas, em níveis adequados, têm importante papel nos processos protetores, corretivos e de renovação do cabelo, pele e unhas.
Um estudo Gallup de 1991 (patrocinado pela Roche Chemical Division) entrevistou 3175 mulheres sobre as suas opiniões a respeito de vitaminas em cosméticos.1 Mais de quatro mulheres em dez (43%) acharam que as vitaminas aumentam a eficácia de produtos cosméticos. Cerca de 32% acharam que não são mais efetivos que produtos similares sem vitaminas. Entre as mulheres que não estavam inclinadas a comprar cosméticos com vitaminas, quase a metade indicou, entretanto, que os compraria se soubessem de fato que estes produtos provaram ser mais efetivos que produtos comparáveis sem vitaminas. É claro que muitos dos consumidores atuais estão mais interessados nos fatos palpáveis dos produtos do que nos irreais. Portanto os químicos cosméticos estão constantemente procurando ingredientes ou combinações com efeitos benéficos que possam ser demonstrados e provados ao consumidor.
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