Lipídeos do Leite 
Glicerídeos Estabilizados
Propriedades Funcionais do HMG 
Conclusões

 

O leite e seus produtos derivados têm sido parte muito importante da vida desde seus primórdios. Há pelo menos 50 referências do leite na Bíblia, como fonte de nutrição e sustento. A civilização do Oriente Médio venera e honra Hathor, o deus representado por uma vaca que zela pela fertilidade de seu povo, e até os nossos dias a vaca é adorada como um animal sagrado na Índia. Na Roma Imperial e no Egito dos faraós, o leite era usado em tratamentos da pele, em loções faciais ou banhos de beleza. 

Grande interesse tem sido dado ao uso de gorduras e óleos em preparações de cosméticos e produtos farmacêuticos. Vários produtos fracionados têm produzido matérias-primas cuja aplicação é limitada pela sua aparência, sua própria composição química, compatibilidade com outros ingredientes cosméticos e sua pouca solubilidade. 

As proteínas fracionadas do leite são conhecidas por possuírem capacidade de hidratação da pele e ajudarem a retenção da água. O soro de proteínas, por suas propriedades gelatinosas, e a caseína, como emulsificante e formadora de espuma. Entretanto, o uso desses derivados do leite é limitado por problemas como rancidez, ocorrência de odor, problemas de cor, acompanhada de sabor desagradável.