Sintonia com Tons de Pele Negra
publicado em 06/04/2020
Natasha Kanda, Stephanie Martindale, Peter Grant-Ross, Caroline Searing, Gabriela Daniels, Mustafa Varcin PhD
London College of Fashion, Londres, Reino Unido
Este artigo reporta o desenvolvimento de uma base de maquiagem para uniformizar e cobrir imperfeições cutâneas para consumidoras de pele negra.
This article reports the development of a makeup base to standardize and cover skin imperfections for black skin consumers.
Este articulo describir el desarrollo de una base de maquillaje para igualar y cobrir imperfecciones cutáneas para consumidoras de piel negra.
Análise da Cor da Pele In Vivo
Eficácia dos Protótipos In Vivo
As bases são os cosméticos decorativos mais comuns no mercado e o acabamento com aparência natural desses produtos é um dos atributos de desempenho mais procurados. A busca por esse desempenho pressiona os desenvolvedores de produtos a melhorar as cores para que combinem com as tonalidades de pele das consumidoras,1-3 e o processo de desenvolver bases com matizes que mais se aproximem da pele natural é um verdadeiro desafio. Em parte, isso se deve aos diferentes fatores biológicos que definem a coloração da pele. Esses fatores devem ser transformados na mistura exata dos pigmentos cosméticos, que define a cor da base.
A pesquisa interna de mercado demonstrou que no Reino Unido a gama de bases cosméticas disponíveis para as tonalidades da pele negra, isto é, os tipos Fitzpatrick V e VI, é muitíssimo desproporcional em relação à gama de produtos disponíveis para tons de pele mais claros (tipos Fitzpatrick I e II). Na verdade, de um total de 343 tonalidades de bases observadas nas principais lojas do varejo, apenas 9% eram adequadas para consumidoras com pele negra, sendo que 67% eram indicadas para tonalidades de pele bem mais claras.
Além disso, consumidoras com tom de pele mais escuro declaram que estão insatisfeitas com as bases disponíveis no
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. ML Schlossman. The chemistry and manufacture of cosmetics, v 2, 4a ed., Carol Stream, IL, EUA: Allured Business Media, 2009
2. Academic Mintel. Site: http://academic.mintel.com. Acessos em: 18/11/2013 e 18/3/2105
3. Kobo Products Inc. Site: www.koboproductsinc.com/downloads. Acesso em: 30/3/2015
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.