As empresas cosméticas estão atualmente muito conscientes das tendências de consumo, ao buscarem novos ingredientes para incorporar aos produtos existentes e a serem desenvolvidos no futuro. Uma tendência que está se destacando é a procura dos consumidores por mais produtos baseados em ingredientes “naturais”. Esse mesmo consumidor também procura produtos mais funcionais. 

Alguns empresários da indústria cosmética questionam o uso de produtos naturais, dizendo que seria nada mais que uma moda passageira. Entretanto, um número mais expressivo acredita tratar-se de uma tendência duradoura; na opinião destes, os consumidores em todos os países sempre tiveram interesse em produtos que utilizassem ingredientes dos quais seus “avós falavam”. 

O aumento da consciência ambiental também ajudará a impulsionar essa tendência no próximo século. Muitos fabricantes de cosméticos estão explorando a vertente naturalista pelo menos em alguma de suas linhas de produtos. No mercado brasileiro grandes empresas têm expressado essa tendência nas suas variadas linhas de produtos. 

Quem comercializa produtos “naturais” se depara com duas questões: a definição da palavra "natural" que até esse momento é um termo muito ambíguo, e o fato de que a formulação com ingredientes naturais exige exatamente a mesma quantidade de pesquisa e tecnologia que as matérias-primas especiais.