Ação de Sabões na Pele
Avaliação Experimental e Resultados
Conclusões

 

A preparação de sabões a partir da hidrólise alcalina de triglicerídeos é uma das mais antigas reações químicas realizadas pelo ser humano. Os povos antigos, muitos séculos antes de Cristo já dominavam a técnica de obtenção de sabões, e desde então a busca por novas matérias-primas, novas formulações e novas aplicações para esta classe de substâncias parece não ter fim. 

A evolução das sociedades, a concentração das populações em núcleos urbanos, a elevação dos padrões de comportamento, levou-as a uma inevitável elevação dos critérios e padrões de beleza, higiene e limpeza. Nesta continua evolução, o sabão foi e ainda hoje é o principal produto utilizado na higiene e no cuidado pessoal do homem. 

Por outro lado sabe-se que o uso intensivo desses produtos provoca alterações indesejáveis na pele (irritação, ressecamento), em função de alterações bioquímicas induzidas no local de contato e da consequente reação do sistema biológico. 

Estudos anteriores1 já demonstraram a eficiência dos extratos complexos de algas marinhas (Ormagel SH, Assessa Ind Com e Export Ltda) na proteção da pele através da redução do efeito nocivo dos tensoativos aniônicos sobre ela.