Metodologia
Resultados e Discussão
Considerações Finais

 

A oleosidade capilar é um distúrbio que acomete pessoas de todas as idades. Esse distúrbio pode influenciar diretamente na autoestima e no relacionamento social de quem é acometido por ele. Isto porque, na atualidade, a aparência e a beleza dos cabelos influenciam no nosso relacionamento com a sociedade. O cabelo é um dos anexos da pele, com estrutura filamentosa, rica em queratina e que está presente em quase todo o nosso corpo.

A oleosidade capilar é decorrente da secreção da glândula sebácea, um anexo da pele situado junto ao folículo piloso que promove a lubrificação do pelo. Porém, quando essa oleosidade ocorre em excesso, causa disfunções como seborreia, dermatite seborreica, caspa, entre outras.

Os shampoos são cosméticos com formulações utilizadas para a higienização dos cabelos que agem por meio da remoção da quantidade excessiva de sebo e de resíduos de tratamentos cosméticos, além de poeira e fuligem.

O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido com propriedades queratolítica, antifúngica e bactericida que desobstrui os folículos capilares fazendo uma leve esfoliação da camada córnea da epiderme. A manipulação do ácido salicílico no veículo shampoo faz com que sua penetração e remoção sejam facilitadas e não interfere na remoção normal de outras sujidades que se acumulam no couro cabeludo e nos cabelos.

Partindo dessas premissas, este trabalho foi desenvolvido com os objetivos de avaliar a satisfação de voluntários em relação ao efeito antioleosidade de shampoo manipulado com ácido salicílico a 2,5%; identificar as principais queixas dos voluntários com relação à oleosidade capilar; observar possíveis reações adversas durante o tratamento com esse shampoo; e verificar a aceitação do produto pelos voluntários do estudo.