Preservação de Cosméticos Naturais
Alternativas de Preservação
Conclusão

 

O apelo natural em produtos cosméticos já deixou de ser uma tendência e tornou-se uma realidade no Brasil. O que antes era um nicho de mercado ganhou escala e hoje, praticamente, todos os fabricantes têm uma linha de produtos com algum apelo natural. Esse apelo pode ser: formulação natural, embalagem reciclada, baixa emissão de gases tóxicos durante a produção, produtos com extratos botânicos e herbais, livre de óleo mineral e de derivados de petróleo, sem ingredientes de origem animal, orgânico, vegano, vegetariano ou fortificado com vitaminas e minerais.

De acordo com a empresa de pesquisas GfK, metade dos consumidores brasileiros considera o impacto ambiental do cosmético que compra.1 Tamanha é a importância do apelo natural em cosméticos no Brasil que a Natura Cosméticos é a única empresa brasileira a constar na lista de 100 empresas mais sustentáveis, de acordo com a revista Forbes, ocupando a posição de número 44.2

Quando comparamos o número de produtos com algum apelo natural lançados nos últimos anos, vemos o Brasil à frente dos demais países da América Latina (Figura 1-A), com larga distância em relação ao segundo país com maior número de lançamentos, a Colômbia.

Em comparação com os países desenvolvidos, o Brasil fica à frente da Itália e da Espanha em número de lançamentos de produtos com algum apelo natural (Figura 1-B).

 

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Para o formulador, essa realidade representa um desafio, pois, ao substituir os ingredientes tradicionais, podem ocorrer problemas de processabilidade, estabilidade da formulação e, muitas vezes, o substituto natural perde em eficácia. É o caso dos preservantes. Poucas são as ofertas de produtos realmente naturais com efeito antimicrobiano eficaz.