Um pouco da História de um Ato tão Simples
Flora Residente e Flora Transitória
Produtos para a Higiene das Mãos
Conclusão

 

Desde o início de dezembro de 2019, quando surgiram os primeiros casos de uma grave pneumonia viral em Wuhan, na China, temos assistido à disseminação do novo coronavírus

e nos defrontado com situações completamente inusitadas, decorrentes de sua propagação pelo mundo todo, do que acabou se tornando a pandemia que tantas vidas tem levado, e tantos prejuízos sociais e econômicos tem causado.

Àquela época, dificilmente nos imaginaríamos usando máscaras, praticando isolamento social, higienizando tudo o que se traz para dentro de casa, lavando as mãos e usando álcool gel a toda hora. Até que a vacinação seja alcançada de forma ampla e consistente, essas são as únicas ações profiláticas comprovadamente cabíveis e, mesmo após a vacina, sua importância persistirá por um bom tempo.

A higienização sistemática das mãos teve sua importância enfatizada para o público leigo já há algum tempo em episódios como os surtos de conjuntivite, quando se configurou como principal medida profilática. No entanto, a pandemia do coronavírus evidenciou, mais do que nunca, a importância desse procedimento e as recomendações para que seja realizado têm sido exaustivamente repetidas por todos os meios de comunicação e nos mais diversos locais. Interessante estudo de Lin et al.7 ilustra a importância da informação sobre esse tema e mostra seu impacto positivo, demonstrado por uma correlação entre o número de buscas por “lavagem das mãos” no Google e a menor velocidade na disseminação da Covid-19 em 21 países. Curiosamente, a busca por “máscara facial” não teve a mesma correlação.