O Brasil está na Moda
publicado em 01/08/2007
Joyce Santos Quenca-Guillen, Carla Aiolfi Guimarães, Maria Inês Rocha Miritello Santoro, Erika Rosa Kedor-Hackmann
Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, São Paulo SP, Brasil
Este trabalho visa estimular estudos etnobotânicos, conscientizar sobre a necessidade do controle de qualidade de matérias-primas naturais e avaliar os apelos dos ingredientes naturais frente à literatura científica.
The aims of this work are: stimulate etnobotanical studies, to make aware that is very important to perform quality control assays of active and to evaluate if marketing claims for the natural ingredients is supported by scientific literature.
Los objetivos de este trabajo son: estimular los estudios etnobotanical, estar enterado de que es muy importante realizar el control de calidad de los ingredientes activos y evaluar si el claim de los ingredientes naturales es soportado por literatura científica.
Da Natureza
Biodiversidade Brasileira
Materiais e Métodos
Resultados
Discussão
Conclusão
De acordo com a resolução da Anvisa No 79, de 28 de agosto de 2000, cosméticos, produtos de higiene e perfumes são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e/ou corrigir odores corporais e/ou protegê-los ou mantê-los em bom estado.
Segundo dados da Abihpec (Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor de beleza é o que mais cresce no país e a indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresentou crescimento médio de cerca de 8,2% nos últimos 5 anos.
Vários fatores têm contribuído para este excelente crescimento, entre os quais a participação crescente das mulheres no mercado de trabalho; a utilização de tecnologia de ponta e o conseqüente aumento da produtividade, favorecendo os preços praticados pelo setor; o lançamento constante de novos produtos, atendendo cada vez mais as necessidades do mercado; aumento da expectativa de vida, o que traz a necessidade de conservar a impressão de juventude.
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1. Anuário Brasileiro da Indústria: Panorama do Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, 2004. Disponível em www.abihpec.org.br/conteudo/material. Acesso em 23/9/2005
2. Baby AR, Maciel CPM, Salgado-Santos IMN, Dias TCS, Kaneko TM, Consiglieri VO, Velasco VR. Uso de extratos de plantas em produtos cosméticos. Cosmetics & Toiletries (Ed em Port) 17(1):78-82, 2005
3. The Healing Power of Rainforest Herbs. Disponível em www.raintree. com/plants. Acesso em 15/9/2005
4. Rouillard et-al. Cosmetic or pharmaceutical composition containing an andiroba extract. US Patent 5,958,421, September 28, 1999
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