Aspectos Gerais da Tecnologia de Batons
publicado em 04/04/2007
Monika Piazzon Tagliari e Hellen Karine Stulzer
Depto. De Farmácia, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Florianópolis SC, Brasil
O batom é o item de maquiagem mais utilizados por mulheres do mundo todo. Neste artigo são apresentadas características físico-químicas, etapas de produção e matérias-primas utilizadas na formulação de um batom, além de avaliar alguns parâmetros envolvidos no controle de qualidade do produto final.
The lipstick is the item of make up more used by women in the world. In this article characteristic physicist-chemistries are presented, stages of production and raw materials used in the formulations of a lipstick, beyond evaluating some involved parameters in the quality control of the end item.
El lápiz labial es el artículo de maquillaje más usado por las mujeres en el mundo. En este artículo se presentan las características físico-químicas así como las etapas de producción y de las matérias primas usadas en la formulación de un lápiz labial, má aliá de evaluar algunos parámetros involucrados em el control de calidad del producto final.
Ingredientes
Perfumes
Avaliação da Qualidade
Conclusão
Desde os tempos mais remotos a mulher sempre procurou proteger e completar a beleza do corpo e do rosto recorrendo a cuidados de higiene, à cultura física e ainda a produtos de beleza. Velhos papiros, com mais de 30 séculos revelaram receitas destinadas a promover o cuidado da pele e a melhora da cútis. Mais tarde, médicos, filósofos e poetas gregos e romanos tais como Hipócrates, Horácio e Teocrasto mostraram interesse especial em relação aos ingredientes destinados a branquear e colorir o rosto. Desde então, a moda da maquilagem não perdeu sua importância, ou seja, a arte da maquilagem nunca deixou de existir como elemento para realçar a beleza feminina.1
Em 1998, o mercado brasileiro de maquiagens registrou um salto de crescimento com aumento de 20,9% nas vendas. Nos últimos cinco anos, a trajetória dos itens cosméticos de maquiagem continuou ascendente, com incremento de 4,5% em 1999, 10,1% em 2000 e 8,8% em 2001. Em 2002, segundo estimativas da Abihpec, o mercado cresceu 16,6%. Os grandes responsáveis pelas vendas do setor são os batons, que representam 42% do faturamento de maquiagens. Estima-se que o Brasil seja o país de maior penetração deste item cosmético com consumo de 80 milhões de unidades vendidas anualmente. Noventa e três por cento das mulheres brasileiras afirmam fazer uso desse tipo de produto.2
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. E Barata. A Cosmetologia: Princípios básicos, 3a.edição, Tecnopress, São Paulo, 1995
2. Household & Cosméticos. Maquiagens: cores e proteção. Disponível em: http://www.freedom.inf.br/destaque/20030505/destaque1.asp. Acesso em: 2 julho 2006
3. LN Prista. Dermofarmácia e cosmética, Associação Nacional das Farmácias, Lisboa, 1995
4. LJ Loretz, AM Api, LM Barraj, J Burdick, WE Dressler, SD Gettings, H Han Hsu, Y HL Pan, TA Re, KJ Renskers, A Rothenstein, CG Scraord, C Sewall. Exposure data for cosmetic products: lipstick, body lotion, and face cream, Food and Chemical Toxicology 43(1):279–291, 2005
5. ECETOC - European Centre for Ecotoxicology and Toxicology of Chemicals, Percutaneous Absorption, 1993, Monograph No. 20 6. JB Wickinson, RJ Moore. Cosmetologia de Harry, Diaz de Santos, Madrid, 1992
7. Espaço estética. Batons em beleza. Disponível em: http://www.espacoestetica.com.br/artigo_beleza/batons.htm. Acesso em: 15 julho 2006
8. A Zviaak, Produtos cosméticos de embelezamento, Manual de Cosmetologia Dermatológica 2:10-13, 1998
9. E Oeterrer. Diferencial entre emolientes cosméticos, Aerosol & Cosméticos 8:69-70, 1996
10. D Vocci. Guia para a seleção de pigmentos em produtos cosméticos. Revista Racine 56:38-42, 2000
11. US FDA – U. S. Food and Drug Administration, Federal Food, Drug, and Cosmetic Act. Disponível em: http://www.fda.gov/opacom/laws/fdcact/fdcact7b.htm, Acesso em: 10 julho 2006
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.