Propriedades Físicas do AMT 
Ação do AMT sobre a Pele e Cabelos
Formulação de Shampoo com AMT
Conclusão

 

Muitas das várias categorias de shampoos, atualmente disponíveis, são classificadas de acordo com seus diferentes usos e funções específicas na limpeza e higienização dos cabelos e couro cabeludo. 

Observamos que os principais fatores que influenciam a escolha de produtos por parte dos consumidores estão mudando. Funções básicas como a remoção de sujidade e boas características espumantes, costumavam ser suficientes. Entretanto, agora, os consumidores procuram benefícios adicionais. Não basta mais exigir que shampoos não danifiquem os cabelos: devem também ser especialmente suaves para permitir o uso diário e frequente, e possuírem propriedades umectantes e condicionantes. 

Para lidar com estas mudanças nas preferências do consumidor, estudamos os tensoativos sob o ponto de vista científico: avaliações do grau de irritabilidade do couro cabeludo (pele) e dos danos causados à cutícula capilar, além das funções básicas de limpeza e capacidade de espumar. 

Constatamos que os tensoativos do N-acil-N-metil-taurino (AMT) - uma classe de bioingredientes relacionada com o ácido laurocólico, encontrado na bile, demonstram baixa irritação, reduzem o seborhea sicca (caspa), proporcionando proteção superior contra danos à cutícula do cabelo.