A Química dos Esterquats
Perfil Toxicológico do Esterquat Comercial
Toxicidade e Dermatologia dos Esterquats
Performance Aplicacional nos Fios de Cabelo
Formulações com Esterquat
Conclusão

 

Nos últimos anos, o comportamento das substâncias químicas no meio ambiente ganhou importância em praticamente todos os produtos. Portanto, a indústria tem desenvolvido novos tipos de matérias-primas para preencher este espaço mercadológico. 

Uma característica importante para matérias-primas cosméticas é a biodegradabilidade sob condições aeróbias e anaeróbias. Isto é particularmente verdadeiro para agentes condicionadores catiônicos, facilmente removidos destes meios através da adsorção pela lama. 

Uma nova classe de tensoativos catiônicos é a dos esterquats, cuja estrutura química é mostrada na Figura 1. São sintetizados pela esterificação da trietanolamina com ácidos graxos e a subsequente quaternizados por dimetil-sulfato (DMS). O esterquat de grau cosmético, comercialmente conhecido como Dehyquart F-75 (Henkel KGaA), é produzido a partir do ácido graxo de óleo de palma, especialmente desenvolvido para a indústria de produtos cosméticos e de higiene, livres de solventes (menos que 1 ppm). Apresenta-se sob a forma de flocos, fácil para manipular