Formulação de Produtos Étnicos para Maquilagem
publicado em 06/06/1996
Mitchell L. Schlossman
West Orange NJ. Estados Unidos
As mulheres negras, hispânicas e asiáticas têm necessidades próprias ao escolher cores e produtos cosméticos. Este artigo discute especificidades, propõe fórmulas para maquiagem dirigida a esse público e apresenta composições com erros de formulação que podem provocar, durante o uso, problemas de pele como acinzentamento, oleosidade e pegajosidade.
Pele Negra: Problemas com a Umidade
Necessidades Étnicas Específicas
Discussão de Formulas
Conclusão
As mulheres negras, hispânicas e asiáticas têm necessidades próprias ao escolher cores e produtos cosméticos. A população étnica aumentou drasticamente, em especial nos Estados Unidos. Em consequência disso,1cresceu também a demanda por produtos étnicos, bem como o poder aquisitivo desses grupos.
• Teor de melanina. A cor da pele de uma pessoa é de terminada por diversas características fisiológicas. Dentre elas, o fator mais importante é a quantidade de melanina presente na pele. Toda a pigmentação de melanina pode ser encontrada na epiderme.
O aspecto visível da pele também é afetado pela forma como a luz incidente é refletida ou distribuída em sua superfície. O teor de melanina da pele varia de acordo com a raça e as diferentes regiões do corpo. Por exemplo, a pele asiática contém relativamente pouca melanina, mas uma quantidade substancialmente maior de betacaroteno. Isso explica sua cor perceptivelmente amarelada. Além disso, maioria das peles negras têm tonalidades desiguais e são propensas à hiperpigmentação.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Busch F, Crary D. Colorin Liquid Makeup.Cosm & Toil 109(4):53-58, 1994.
2. Jimbow K, Jumbow J. Pigmentary Disorders in Oriental Skin. Clinical Dermatol ,7(2):11-28, 1989.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.