Processo Inovador na Produção de Cosmético 100% Natural
publicado em 07/04/2020
Jadir Nunes
Scientific Learning & Innovation Consulting – SLINC, São Paulo SP, Brasil
Este artigo apresenta um novo processo de biofermentação, patenteado, que utiliza planta fresca e aumenta a eficácia da extração dos principais ativos da planta. O produto final é na forma de um sérum sem conservantes ou aditivos químicos. O envase é feito em dois tipos de embalagens totalmente fechadas (ampola ou máscara), sem permitir o contato do conteúdo com o ambiente externo.
This paper presents a new patented bio-fermentation process that uses fresh plant and increases the efficiency of the extraction of the main actives of the plant. The final product is in the form of a serum free of preservative or chemical additives. The packaging is made in two types of packages, totally closed (ampoule or mask), without allowing the contact with the external environment.
Este artículo presenta un nuevo proceso de bio-fermentación, patentado, que utiliza planta fresca, y aumenta la eficacia de la extracción de los principales activos de la planta. El producto final es en forma de un sérum sin conservantes o aditivos químicos. El envase se realiza en dos tipos de paquetes, totalmente cerrados (ampolla o máscara), sin permitir el contacto con el ambiente externo.
Frequentemente, a indústria de cosméticos dedica tempo e recursos extraordinários à pesquisa de novas tecnologias e de novos conceitos. Verificam-se crescentes e contínuos esforços para encontrar conservantes alternativos e na busca de ingredientes ativos naturais, obtidos do fundo do mar, de fissuras vulcânicas, de desertos quentes. Isso nos leva a pensar nas novas formas de plantas, evoluídas epigeneticamente, que a “mãe natureza” desenvolveu para os novos níveis de sobrevivência, aos quais tentamos nos adaptar, no seu uso e nos seu benefícios em relação ao nosso próximo produto cosmético.
Há muito tempo, a ciência cosmética busca o “Santo Graal” que consista na melhor maneira de harmonizar o uso de derivados botânicos com processos de extração isentos de solventes. Atingir esse objetivo abrirá a porta para o uso desses ingredientes em formulações de produtos acabados livres de conservantes e aditivos químicos. A tendência dos produtos e processos é bem conhecida pelo conceito da química verde.
O uso de materiais naturais em produtos de cuidados pessoais aumentou significativamente nas últimas décadas. Os extratos de produtos naturais são muitas vezes repletos de polifenóis e de outros fitonutrientes, que são eficazes e aceitos pelo consumidor para tratar problemas de pele que desafiam a idade. Os vegetais evoluíram para produzir esses ingredientes, a fim de se proteger contra as agressões ambientais, por exemplo, a radiação UV, que é prejudicial às plantas nas áreas mais
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Mc Mullen RL. Antioxidants and the skin, Allured books, Carol Stream, IL, 2013
2. De Polo KF. A short textbook of cosmetology, Verlag für chemische industrie, Augsburg, 1998
3. Klein MD. Avaliação da segurança de ingredientes botânicos em cosméticos: proposta regulatória, Tese de mestrado, Universidade Estadual de Londrina, 2013
4. Amaral F. Técnicas de aplicação de óleos essenciais: terapias de saúde e beleza, Cengage Learning, São Paulo, 2015
5. Beri K. Perspective: stabilizing the microbiome skin-gut-brain axis with natural plant botanical ingredients in cosmetics, Cosmetics 5(2):37, 2018
6. Patel E. Soul Rx: illuminating the path of ascension on your soul’s journey, House of Light Publishing, 2014
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.